Notícias

O Parque Estadual da Serra de Jaraguá, situado nos municípios de Jaraguá e São Francisco de Goiás, agora é reconhecido como patrimônio natural goiano. A iniciativa da proposta de lei foi da deputada estadual Bia de Lima (PT) e sancionada pelo Governo de Goiás.

“A inclusão de ações específicas voltadas para mulheres em situações de vulnerabilidade social é fundamental para garantir uma abordagem mais inclusiva e equitativa, considerando as diversas realidades e necessidades das mulheres. Além disso, a integração da política com outras iniciativas de saúde visa promover uma ampliação do cuidado da saúde feminina, garantindo uma atuação mais eficaz e coordenada dos serviços”, afirma a deputada.

Entre os avanços, a lei amplia a articulação entre os poderes públicos e os municípios, incentivando uma atuação integrada para o fortalecimento das economias regionais. A norma também determina o mapeamento de oportunidades de negócio no interior do estado, com atenção às vocações produtivas locais, estimulando investimentos que gerem emprego e renda de forma descentralizada.

A iniciativa reforça o compromisso do mandato da deputada com a defesa dos direitos da infância e da adolescência, ao criar mecanismos contínuos de conscientização, acolhimento e mobilização social. A campanha tem como foco o atendimento humanizado às vítimas, o respeito à dignidade, à intimidade e à integridade física e psicológica de crianças e adolescentes, além do fortalecimento das redes de proteção.

O encontro reuniu representantes da União, dos estados, dos municípios e teve como pauta central a atualização do piso salarial do magistério para 2026. A reunião foi de diálogo construtivo e resultou no consenso de que o novo valor deve assegurar a reposição da inflação, com a garantia de ganho real para os professores de todo o país.

“Estávamos trabalhando há muito tempo nesse projeto. Essa era uma forma justa, de reconhecer os critérios necessários exigidos para aposentadoria, levando em consideração o trabalho e dedicação de cada pessoa. O governo não pode cobrar que os servidores trabalhem quase dois anos a mais só pela demora da tramitação, isso é absurdo e uma exploração em cima dos trabalhadores”, afirma Bia de Lima.

O balanço de 2025 confirma um mandato presente, coerente e transformador. "Encerro o ano reafirmando meu compromisso com a construção de um Estado mais justo, democrático, sustentável e inclusivo para todas e todos" Declarou a deputada.

“A existência de um ambiente escolar acolhedor e de apoio psicopedagógico pode reduzir significativamente as taxas de evasão escolar. Alunos que enfrentam desafios emocionais e sociais são mais propensos a abandonar os estudos, o que impacta negativamente seu futuro e a economia do Estado”, aponta Bia de Lima.

Durante os encontros, Bia de Lima agradeceu o apoio da categoria e reforçou que a atuação do Sintego é construída diariamente a partir da participação ativa dos seus filiados. “Cada encontro com a nossa categoria renova a certeza de que estamos no caminho certo. É na união, no diálogo e na organização coletiva que fortalecemos o Sintego e avançamos na defesa da educação pública, da valorização profissional e de melhores condições de trabalho para todos e todas”, destacou a parlamentar.