Saúde: Projeto da deputada Bia que institui o Programa Farmácia Solidária será analisado pela CCJ

Projeto de Lei da deputada estadual Bia de Lima (PT) que institui o Programa Farmácia Solidária para a Doação, Redistribuição e Reaproveitamento de Medicamentos foi encaminhado para análise da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Goiás, onde aguarda parecer da deputada Vivian Naves (PP).

De acordo com o PL, o programa é voltado para doação, redistribuição e reaproveitamento de medicamentos e de produtos voltados à promoção da saúde, por meio do acesso ampliado a medicamentos provenientes de doações da comunidade e instituições da sociedade civil. E funcionará como serviço complementar à assistência farmacêutica. As regras para o recebimento dos medicamentos doados serão estabelecidas pelo farmacêutico responsável do estabelecimento.

Ainda de acordo com o projeto de lei, o profissional farmacêutico responsável pelo Programa Farmácia Solidária procederá rigorosa triagem dos medicamentos doados, devendo obedecer, na avaliação dos medicamentos, critérios mínimos, como avaliação do prazo de validade; avaliação visual da integridade física; identificação da melhor destinação: doação ou descarte.

E não poderão remanejados, sob nenhuma hipótese, os seguintes medicamentos fora do prazo de validade; manipulados; suspeitos de terem sido fraudados; mal identificados, com nome ilegível ou em língua estrangeira, sem data de validade, sem dosagem, sem lote ou sem concentração; fracionados que não possuam identificação do lote e data de vencimento; com integridade física comprometida, que apresentem manchas, grumos, problemas na coloração, umidade, deformação aparente e outros danos; colírios, pomadas e xaropes com lacres violados e termolábeis.

O PL estabelece que caberá à Secretaria Estadual e Municipais de Saúde o planejamento, desenvolvimento e organização da logística de coleta, triagem e dispensação dos medicamentos para a população, bem como o gerenciamento do Programa Farmácia Solidária.

Acesse o link https://alegodigital.al.go.leg.br//opinecidadao/detalhes.aspx?id=2176738, faça o cadastro e vote SIM no nosso projeto

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.