Bia de Lima realiza sessão solene em homenagem aos 40 anos do curso de Pedagogia da UFJ

A iniciativa tem como objetivo reconhecer a trajetória de um dos cursos mais importantes do Sudoeste goiano, responsável pela formação de gerações de educadores e educadoras que atuam na rede pública e privada de ensino. Além disso, a instituição é responsável por contribuir para o fortalecimento da pesquisa, da extensão universitária e da produção de conhecimento na área educacional.

Egressa da primeira turma do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Jataí (UFJ), a deputada estadual Bia de Lima (PT) volta às origens para homenagear professores, trabalhadores, egressos e alunos da instituição onde se formou. A parlamentar realiza na próxima segunda-feira (29/6), uma sessão solene itinerante em homenagem aos 40 anos do curso.

A solenidade ocorrerá na Câmara Municipal de Jataí, localizada na Praça da Bandeira, no Centro da cidade. Durante a cerimônia, serão entregues Certificados de Mérito Legislativo a mais de 100 homenageados que contribuíram para a construção e consolidação da história do curso.

A iniciativa tem como objetivo reconhecer a trajetória de um dos cursos mais importantes do Sudoeste goiano, responsável pela formação de gerações de educadores e educadoras que atuam na rede pública e privada de ensino. Além disso, a instituição é responsável por contribuir para o fortalecimento da pesquisa, da extensão universitária e da produção de conhecimento na área educacional.

Para Bia de Lima, homenagear o Curso de Pedagogia da UFJ é reconhecer o papel estratégico da universidade pública na formação de profissionais comprometidos com a transformação social e com a construção de uma educação democrática e de qualidade, além de um reconhecimento pessoal, já que a parlamentar segue atuando pelo fortalecimento da instituição desde a sua criação e emancipação.

“O Curso de Pedagogia da UFJ possui uma trajetória marcada pelo compromisso com a formação humana, com a valorização da Educação pública e com a produção de conhecimento. Celebrar esses 40 anos é reconhecer todas as pessoas que ajudaram a construir essa história e que seguem contribuindo para a formação de educadores comprometidos com uma sociedade mais justa e igualitária. Sou egressa desta instituição, vivi aqui momentos inesquecíveis e muito importante, foi aqui que ingressei no movimento estudantil, o que deu início a toda a minha caminhada na política”, afirma.

Além dos Certificados de Mérito Legislativo, a solenidade terá a entrega da Medalha Pedro Ludovico Teixeira, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Goiás, a três personalidades que se destacam por suas contribuições à Educação e à sociedade goiana: a doutora docente e pró-reitora de assuntos estudantis da UFJ, Eva Aparecida de Oliveira; a diretora da Faculdade de Educação da UFJ, Suely dos Santos Silva; e ainda a ex-presidente do Sintego em Jataí, Soraia Rodrigues Chaves.

Além da deputada Bia de Lima, integram a mesa diretiva da sessão solene itinerante em homenagem ao curso de Pedagogia da UFJ, a vice-reitora da UFJ, Prof. Dra. Alana Flávia Romani;  a presidente em exercício do Sintego, Professora Ludmylla Moraes; e as três homenageadas com a medalha Pedro Ludovico Teixeira.

A solenidade integra a atuação permanente da deputada Bia de Lima em defesa da Educação pública, da valorização dos profissionais da área e do fortalecimento das instituições de ensino superior como espaços fundamentais para o desenvolvimento social, científico e cultural de Goiás.

SERVIÇO

Sessão Solene Itinerante em Homenagem aos 40 anos do Curso de Pedagogia da UFJ pela deputada Bia de Lima
Data: 29 de junho de 2026 (segunda-feira)
Horário: 9 horas
Local: Câmara Municipal de Jataí
Endereço: Praça da Bandeira, 96, Centro – Jataí (GO)

O foco da discussão foi a situação da Mineradora Serra Verde, localizada em Minaçu, no Norte goiano. O empreendimento é considerado a primeira operação comercial de terras raras do Brasil e tem sido alvo de preocupação após apontamentos de órgãos ambientais sobre possíveis impactos em córregos da região, falhas no monitoramento da água e irregularidades relacionadas à atividade minerária.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.