Saúde: deputada Bia de Lima quer atendimento humanizado e direito a acompanhante para pacientes em UTIs e CTIs

A propositura busca a promoção de um ambiente de acolhimento para os envolvidos, de modo a oferecer amparo e apoio em um momento de grande fragilidade.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou nesta quarta-feira, 19, o projeto de lei que cria do Programa de Atenção Humanizada nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e no Centros de Terapia Intensiva (CTIs) no âmbito do estado de Goiás. O objetivo é oferecer apoio emocional e informativo aos familiares dos pacientes; estabelecer um canal de comunicação hábil e elucidativo a respeito da condição do paciente; capacitação das esquipes; criação de ambientes receptivos; incentivo à participação ativa dos pacientes na tomada de decisões sobre o tratamento e, por fim, a implementação de práticas de comunicação eficaz entre a equipe médica e os pacientes, de forma a garantir que se sintam ouvidos e compreendidos.

Outro ponto importante destacado pelo projeto é o direito a acompanhante nas dependências das UTIs e CTIs. Neste caso, o acompanhante deve seguir as condições adequadas de permanência estabelecidas pelas unidades de saúde.

“O quadro clínico de um indivíduo pode exigir diferentes níveis de cuidado. Em vista de delicadas circunstâncias que envolvem a internação de um paciente em uma UTI ou CTI, é essencial o oferecimento de um atendimento humanizado para o enfermo e também para os familiares”, diz a deputada.

“A propositura busca a promoção de um ambiente de acolhimento para os envolvidos, de modo a oferecer amparo e apoio em um momento de grande fragilidade. Acredito que o estabelecimento de uma rede de apoio com um canal informativo efetivo entre familiares e profissionais, bem como a garantia de acompanhamento dos pacientes, é fundamental para o tratamento e restabelecimento dos mesmos”, completou a parlamentar.

Conforme a propositura, as unidades hospitalares públicas, filantrópicas e privadas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) deverão oferecer atendimento multidisciplinar tanto nas UTIs, quanto nos CTIs adulto, pediátrico e neonatal, dispondo de profissionais de fisioterapia e psicólogos na equipe de atendimento; além de adotarem como protocolo de higienização o atendimento de enfermeiros homens para pacientes do sexo masculino e de enfermeiras mulheres para aquelas do sexo feminino.

Acesse o link https://alegodigital.al.go.leg.br//opinecidadao/detalhes.aspx?id=2176738, faça o cadastro e vote SIM no nosso projeto

“Precisamos olhar para as pessoas que mais precisam e, principalmente, garantir creches pré-escola, para que as mães tenham condições de deixar os filhos, na certeza de que eles estarão bem cuidados, com alimentação, com profissionais qualificados. Por isso, trabalhamos para que mais e mais creches possam suprir a demanda do município. Tenho feito defendido as políticas públicas para que esse serviço avance e possa beneficiar as famílias de Aparecida”, afirmou ela.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) promove, na próxima segunda-feira (08/06), às 9 horas, no Plenário Iris Rezende da Assembleia Legislativa …

“Seguimos dialogando com as instituições responsáveis para que os processos avancem e deixem de ficar parados nas gavetas. Também buscamos junto ao INCRA a aceleração dos encaminhamentos necessários para que a reforma agrária avance em Goiás. A terra precisa cumprir sua função social, garantindo oportunidades, geração de renda e justiça para quem vive e trabalha no campo”, afirmou Bia de Lima.