Reivindicação: Bia de Lima cobra plano de carreira e data-base dos administrativos durante inauguração do Palácio da Educação

Na oportunidade, a parlamentar cobrou tanto para a secretária de Educação, quanto para o Secretário Executivo da Seduc, pautas fundamentais para os administrativos da Rede Estadual de Ensino de Goiás, como a Data-Base e o Plano de Carreira.

Durante o evento de inauguração da reforma da sede da Secretaria de Educação de Goiás (Seduc), com a presença de diversas autoridades, como o governador de Goiás Ronaldo Caiado e a titular da pasta, Fátima Gavioli, a deputada estadual Bia de Lima, que também preside o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), fez cobranças significativas para a categoria.

Na oportunidade, a parlamentar cobrou tanto para a secretária de Educação, quanto para o Secretário Executivo da Seduc, pautas fundamentais para os administrativos da Rede Estadual de Ensino de Goiás, como a Data-Base e o Plano de Carreira.

“Fazemos uma grande esforço para que os administrativos possam ser reconhecidos pelo estado de Goiás. Queremos o enquadramento deles, com um plano de carreira digno e justo, mas também queremos formação e valorização”, afirmou Bia de Lima.

Segundo ela, o estado faz grandes investimentos na estrutura física das unidades de ensino, assim como na reforma da Seduc, que teve custo superior a R$ 18 milhões, com uma revitalização completa, mas não aplica de forma correta os recursos da Educação na própria categoria.

“O investimento nos prédios e na modernização estrutural das unidades é essencial, no entanto, também é preciso investir nos profissionais que atuam na rede. São eles que fazem tudo acontecer, porém, durante o governo Caiado, esses trabalhadores têm visto suas carreiras achatadas e sem ganho real”, aponta a parlamentar.

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.