Infância e juventude: projeto de Bia de Lima cria salas de escuta especializadas para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência

A proposta também prevê mecanismos de monitoramento e avaliação periódica das políticas de atendimento, incentivando a identificação de situações de violência e a divulgação dos serviços de proteção disponíveis.

Projeto de lei apresentado pela deputada estadual Bia de Lima (PT) nesta quarta-feira, 19, dispões sobre a criação e implementação de salas de escuta para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência em Goiás.

De acordo com a proposta, considera-se local apropriado e acolhedor as salas que disponham de brinquedoteca e profissionais capacitados especificamente para atender o público alvo, com o objetivo de superação das consequências da violação sofrida. Tais salas devem ter estrutura que garantam a privacidade da vítima ou testemunha, bem como a garantir de acessibilidade.

“O objetivo primordial é garantir a proteção e o acolhimento adequado para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. A escuta especializada, realizada em locais apropriados que disponham de brinquedotecas e profissionais capacitados, visa proporcionar um ambiente seguro e confortável para que as crianças e adolescentes possam relatar os abusos sofridos de maneira livre e sem traumas adicionais. Este projeto de lei assegura a privacidade e a dignidade dos menores, aspectos essenciais para a eficácia do atendimento e do apoio psicológico”, ressalta Bia de Lima.

A proposta também prevê mecanismos de monitoramento e avaliação periódica das políticas de atendimento, bem como a promoção de campanhas de conscientização da sociedade, incentivando a identificação de situações de violência e a divulgação dos serviços de proteção disponíveis. Estas medidas visam fortalecer a rede de proteção e assegurar a eficácia das ações implementadas.

Acesse o link https://alegodigital.al.go.leg.br//opinecidadao/detalhes.aspx?id=2176738, faça o cadastro e vote SIM no nosso projeto

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.