Na tribuna, deputada Bia de Lima destaca abertura de negociações com a prefeitura de Goiânia para atender reivindicações de trabalhadores da Educação

“Essa mesa abriu as negociações e vamos tratar do plano de carreira dos administrativos, que começa imediatamente, a portaria deve sair de hoje para amanhã e nó vamos, de agora em diante, trabalhar para finalmente construir um plano de carreira, que é o sonho da Rede Municipal de Goiânia. Por isso, a categoria suspendeu a greve, porque nas negociações, nas tratativas, teremos 30 dias para produzir o plano, fazer com que ele chegue na Câmara Municipal e comece a vigorar a partir de agosto”, afirmou a deputada.

Ao usar a tribuna durante o Pequeno Expediente, na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), a deputada estadual Bia de Lima (PT), que também é presidente da Comissão de Educação da Casa Legislativa e ainda presidente licenciada do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), destacou a abertura da prefeitura de Goiás para negociar com a categoria.

Ao trazer atualizações sobre a greve iniciada pelos trabalhadores no último dia 12 de maio, Bia de Lima falou que o movimento de paralisação foi suspenso nesta terça-feira (19/5), após uma mesa de negociações com a participação do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), do Ministério Público de Goiás (MPGO), a prefeitura, as secretarias de Educação e Administração municipais.

“Essa mesa abriu as negociações e vamos tratar do plano de carreira dos administrativos, que começa imediatamente, a portaria deve sair de hoje para amanhã e nó vamos, de agora em diante, trabalhar para finalmente construir um plano de carreira, que é o sonho da Rede Municipal de Goiânia. Por isso, a categoria suspendeu a greve, porque nas negociações, nas tratativas, teremos 30 dias para produzir o plano, fazer com que ele chegue na Câmara Municipal e comece a vigorar a partir de agosto”, afirmou a deputada.

De acordo com a parlamentar, as negociações foram muito importantes. “Precisamos compreender o quando as negociações feitas pela direção do Sintego foram importantes, porque agora a Educação vai ter um plano de carreira. Acreditamos que além de destravar o plano, também o Piso dos professores deve ser votado e entrará em vigor a partir de maio e, depois, recorreremos judicialmente pela diferença de janeiro até aqui. Com isso, vamos destravar também o Descongela, as progressões e a titularidade, que são pautas muito relevantes”, disse ela.

“São lutas que nós não abrimos mão, queremos cada vez mais avançar e garantir aos trabalhadores em educação do município de Goiânia a tão sonhada e merecida valorização. Nossa pauta não acaba com a suspensão da greve, pelo contrário, ela abre a possibilidade de avançar com aquilo que efetivamente a categoria aguardava para garantir qualidade, atuação e, principalmente, valorização profissional”, finalizou.

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.