Bia de Lima celebra “Faça Bonito” e chama a atenção da sociedade para luta contra o abuso infantil

O dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes a partir da Lei Federal n° 9.970/00. A data faz referência ao “Caso Araceli”, crime envolvendo o sequestro, estupro e assassinato de uma menina de 8 anos e, que, apesar da violenta natureza dos fatos, até hoje segue impune.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) participou nesta segunda-feira, 18 de maio, de uma exposição no saguão da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), que marca o Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, uma data de conscientização, mobilização e compromisso com a proteção da infância.

“Hoje é o dia de chamar a atenção da sociedade para defendermos nossas crianças, para evitar abusos, qualquer tipo de tratamento desrespeitoso, todo e qualquer tipo de violência contra nossas crianças”, afirmou a deputada.

O dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes a partir da Lei Federal n° 9.970/00. A data faz referência ao “Caso Araceli”, crime envolvendo o sequestro, estupro e assassinato de uma menina de 8 anos e, que, apesar da violenta natureza dos fatos, até hoje segue impune.

Em Goiás, uma lei proposta pela deputada Bia de Lima institui o Dia Estadual de Combate ao Abuso Sexual e à Exploração de Crianças e Adolescentes em Goiás, nesta data. A legislação inclui a iniciativa de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes e estabelece a flor amarela e laranja como símbolo oficial da campanha.

A lei determina que, durante o Mês Estadual “Maio Laranja: Campanha Faça Bonito”, sempre que possível, sejam utilizadas, nas edificações públicas estaduais, a iluminação na cor laranja e a aplicação do símbolo da campanha ou sinalização alusiva ao tema.

Em justificativa, a parlamentar explica que o dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes a partir da Lei Federal n° 9.970/00. A data faz referência ao “Caso Araceli”, crime envolvendo o sequestro, estupro e assassinato de uma menina de 8 anos e, que, apesar da violenta natureza dos fatos, até hoje segue impune.

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.