Mulheres goianas serão homenageadas com a Comenda Berenice Teixeira Artiaga

A partir de proposição da Deputada Bia de Lima, apresentada no início da legislatura, a Assembleia Legislativa de Goiás homenageará com a Comenda Berenice Teixeira Artiaga, mulheres que são destaques em Goiás. A solenidade acontecerá nessa quinta-feira, 30 de março, às 15h, no Plenário da Casa.

Serão 80 as homenageadas, representando as mais variadas áreas: política, jurídica, social, educacional, religiosa, militar, entre outras. Elas foram indicadas por 39 dos 41 parlamentares com cadeira na Assembleia.

Na justificativa para a concessão da Comenda, a Deputada Bia de Lima argumentou que a mulher conquistou o direito ao voto, em 1932, e, neste ano de 2023, completa 69 anos que Goiás teve a primeira representante no parlamento, com a eleição de Berenice Teixeira Artiaga, em 1950.

Comenda Berenice Teixeira Artiaga

A Comenda Berenice Teixeira Artiaga foi instituída na Alego por meio da Resolução nº 993, do dia 17 de fevereiro de 1998, para homenagear mulheres atuantes no estado. É concedida uma vez por ano, sempre em março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Quem foi Berenice Teixeira Artiaga

Berenice Teixeira Artiaga nasceu em 29 de janeiro de 1916, em Santa Cruz de Goiás, e faleceu em 8 de maio de 2012. Foi professora e funcionária pública. Em 1959 foi nomeada tabeliã, por concurso público, no 4º Tabelionato de Notas, em Goiânia, onde ficou até 1962. A partir de 1966 assumiu a assessoria fazendária da Prefeitura do Distrito Federal.

Na política, Berenice Teixeira Artiaga chegou ao Parlamento na 2.ª Legislatura, 1951-1955. Incluída na chapa do PSD, após o assassinato do seu esposo, Getulino Artiaga, no município de Nova Aurora.

Reeleita para a 3.ª Legislatura, 1955-1959, Berenice compôs a Mesa Diretora, ocupando a 1.ª Secretaria, 1956-1957; e a 4.ª Secretaria, 1958-1959.

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.