Meio ambiente: deputada Bia propõe transformar o Parque Estadual da Serra de Jaraguá em Patrimônio Ecológico Imaterial Goiano

Durante a apresentação de matérias desta quarta-feira, 21, a deputada Bia de Lima (PT) protocolou um projeto de lei que declara o Parque Estadual da Serra de Jaraguá como Patrimônio Ecológico Imaterial Goiano.

Conforme a propositura, o “Patrimônio Ecológico Imaterial Goiano compreenderá não apenas a área física do parque, mas também os seus valores, memórias, tradições, manifestações culturais, desportivas e demais elementos imateriais que contribuam para a preservação, conservação e divulgação do referido patrimônio”.

O Parque Estadual da Serra de Jaraguá (PESJ), localizado nos municípios de Jaraguá e São Francisco de Goiás, possui área de 2.828,7827 ha e perímetro de 39.860 m. Criado há 26 anos pela Lei 13.247, sancionada em 13 de janeiro de 1998, o PESJ, tornou-se Unidade de Conservação e tem se destacado como um patrimônio que vai além dos seus limites físicos. A área do parque também abriga dois importantes sítios arqueológicos, um histórico e outro pré-histórico, devidamente registrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Adotando a data como referência, o PL estabelece o dia 13 de janeiro como o Dia Estadual do Parque Estadual Serra de Jaraguá, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação do patrimônio ecológico, bem como promover atividades educativas e culturais relacionadas ao local.

“O PESJ não é apenas um espaço natural exuberante, mas também um local que desempenha um papel significativo na vida da comunidade, sendo utilizado para práticas esportivas, como caminhadas e parapente, inclusive, sendo referência nacional nessa modalidade de esporte.

Além disso, o Parque integra o trecho 8 do “Caminho de Cora Coralina”, trilha de longo curso com aproximadamente 300 quilômetros de extensão, que atravessa oito municípios, oito povoados e cinco unidades de conservação. É considerada a única trilha poética do mundo.

Acesse o link https://alegodigital.al.go.leg.br//opinecidadao/detalhes.aspx?id=2176738, faça o cadastro e vote SIM no nosso projeto

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.