Esporte: Bia de Lima pede cumprimento da Política de Fomento ao Futebol Feminino

Por meio de requerimento, a deputada Bia de Lima (PT), apresentado no dia 27 de fevereiro, solicitou o efetivo cumprimento da Lei n° 21.607, que institui a Política de Fomento ao Futebol Feminino, em especial, a regulamentação prevista no art. 3° do dispositivo.

“É inegável a importância e influência que o esporte possui em nosso país, sobretudo o futebol. A cultura futebolística está enraizada na sociedade brasileira, sendo, inclusive, um dos maiores símbolos de nossa pátria a nível internacional. Para que houvesse a valorização do esporte e a promoção da igualdade entre homens e mulheres, foi elaborada Política Estadual de Fomento ao Futebol Feminino, instituída pela Lei nº 21.607, de 11 de outubro de 2022, deve ser cumprida corretamente”, aponta a deputada.

Segundo Bia de Lima, a igualdade de todos os indivíduos, independentemente da origem, raça, sexo ou cor, é garantia constitucional, consagrada pela Constituição da República. “Contudo, a realidade encontrada em nosso país nos leva à reflexão de que a igualdade entre homens e mulheres ainda configura-se como um desígnio utópico, com um longo caminho a ser percorrido pela sociedade como um todo”, diz ela.

“A representação feminina nas diversas esferas da sociedade ainda é escassa, sobretudo no campo da política; para mais, é notável a atuação de grupos que, em meio a um viés conservador e misógino, visam barrar o avanço da discussão sobre os direitos das mulheres, especialmente no que tange aos direitos sexuais e reprodutivos. Posto isso, percebe-se que, apesar do longo caminho percorrido, temos muitas outras lutas pela frente, seja pela manutenção dos direitos já conquistados, seja por novas conquistas, porquanto as questões que afetam diretamente a vida das mulheres ainda são as mesmas”, completa ela.

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.