Esporte: Bia de Lima pede cumprimento da Política de Fomento ao Futebol Feminino

Por meio de requerimento, a deputada Bia de Lima (PT), apresentado no dia 27 de fevereiro, solicitou o efetivo cumprimento da Lei n° 21.607, que institui a Política de Fomento ao Futebol Feminino, em especial, a regulamentação prevista no art. 3° do dispositivo.

“É inegável a importância e influência que o esporte possui em nosso país, sobretudo o futebol. A cultura futebolística está enraizada na sociedade brasileira, sendo, inclusive, um dos maiores símbolos de nossa pátria a nível internacional. Para que houvesse a valorização do esporte e a promoção da igualdade entre homens e mulheres, foi elaborada Política Estadual de Fomento ao Futebol Feminino, instituída pela Lei nº 21.607, de 11 de outubro de 2022, deve ser cumprida corretamente”, aponta a deputada.

Segundo Bia de Lima, a igualdade de todos os indivíduos, independentemente da origem, raça, sexo ou cor, é garantia constitucional, consagrada pela Constituição da República. “Contudo, a realidade encontrada em nosso país nos leva à reflexão de que a igualdade entre homens e mulheres ainda configura-se como um desígnio utópico, com um longo caminho a ser percorrido pela sociedade como um todo”, diz ela.

“A representação feminina nas diversas esferas da sociedade ainda é escassa, sobretudo no campo da política; para mais, é notável a atuação de grupos que, em meio a um viés conservador e misógino, visam barrar o avanço da discussão sobre os direitos das mulheres, especialmente no que tange aos direitos sexuais e reprodutivos. Posto isso, percebe-se que, apesar do longo caminho percorrido, temos muitas outras lutas pela frente, seja pela manutenção dos direitos já conquistados, seja por novas conquistas, porquanto as questões que afetam diretamente a vida das mulheres ainda são as mesmas”, completa ela.

“As pessoas precisam entender que educar um filho não é espancar, especialmente, em razão das educações anteriores. Essa é a nova dinâmica de educar, sem bater, mas isso inclui também a construção de limites, para que não cresçam crianças sem parâmetros e regras. As escolas estão sofrendo muito com isso. Em muitos desses casos de ataques e violências nas escolas, o histórico das pessoas envolve questões dessa natureza”, aponta Bia de Lima.

A iniciativa tem como objetivo reconhecer a trajetória de um dos cursos mais importantes do Sudoeste goiano, responsável pela formação de gerações de educadores e educadoras que atuam na rede pública e privada de ensino. Além disso, a instituição é responsável por contribuir para o fortalecimento da pesquisa, da extensão universitária e da produção de conhecimento na área educacional.

O foco da discussão foi a situação da Mineradora Serra Verde, localizada em Minaçu, no Norte goiano. O empreendimento é considerado a primeira operação comercial de terras raras do Brasil e tem sido alvo de preocupação após apontamentos de órgãos ambientais sobre possíveis impactos em córregos da região, falhas no monitoramento da água e irregularidades relacionadas à atividade minerária.