Educação ambiental: Bia propõe campanha permanente de gestão dos resíduos sólidos na Alego

A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou nesta terça-feira, 29, um projeto de resolução que institui a Campanha Permanente de Gestão dos Resíduos Sólidos no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Segundo a parlamentar, o objetivo é promover a conscientização, a adoção de práticas sustentáveis e a redução do impacto ambiental causado pelos resíduos gerados nas dependências da Casa.

De acordo com a proposta de Bia, a campanha terá ações educativas, informativas e práticas que visem à redução, reutilização, reciclagem e destinação adequada dos resíduos produzidos no ambiente da Alego.

“O Brasil é signatário da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, comprometendo-se com metas e ações voltadas para a sustentabilidade ambiental. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12, em específico, trata da promoção do consumo e produção responsáveis, incentivando a redução do desperdício e a gestão eficiente dos resíduos. A gestão adequada o lixo contribui para reduzir emissões de gases de efeito estufa, mas também diminui o descarte inadequado”, afirma a deputada.

“A iniciativa também está alinhada com a responsabilidade social e o papel exemplar que a Alego deve exercer. Nós, da Casa, temos que dar o exemplo. Ao assumir uma campanha permanente, a Casa demonstra seu comprometimento com a educação ambiental, a conscientização da sociedade e a busca por práticas sustentáveis”, ressalta Bia.

Para a implantação do projeto, além de materiais impressos, audiovisuais e digitais, divulgados nos diversos canais de comunicação da Casa, a deputada propõe também o estabelecimento de pontos de coleta seletiva em locais estratégicos da Alego, parcerias com cooperativas, entre outros.

Acesse o link https://opine.al.go.leg.br/, faça o cadastro e vote SIM no nosso projeto.

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.