Cidadania: deputada Bia de Lima propõe estabelecer formação e apoio a pais e mães atípicas de Goiás

Além disso, o PL prevê capacitação aos pais e mães que tenham filhos com deficiências ou apresentem condições de saúde atípicas.

Instituir uma política estadual que ampare e dê suporte às mães e pais atípicos é um dos objetivos do projeto de lei apresentado pela deputada estadual Bia de Lima (PT), apresentado em sessão plenária da Assembleia Legislativa de Goiás. Além disso, o PL prevê capacitação aos pais e mães que tenham filhos com deficiências ou apresentem condições de saúde atípicas.

Para Bia, a política é fundamental para a educação de crianças com diferentes deficiências. “Essa política é de suma importância para assegurar que esses pais e mães recebam o suporte necessário para desempenharem seu papel da melhor forma possível, garantindo o bem-estar e a qualidade de vida de seus filhos”.

O projeto de Bia de Lima que institui a Política Estadual de Formação e Apoio de Pais e Mães Atípicas no Estado de Goiás tem como diretrizes a realização de cursos e workshops para os pais e mães sobre cuidados específicos e estratégias de manejo para crianças com condições especiais; treinamentos sobre direitos e acesso a serviços de saúde e educação para crianças atípicas; disponibilização de serviços de apoio psicológico e emocional, entre outros.

A propositura ainda traz o desenvolvimento e implementação de programas de capacitação; divulgação e acessibilidade dos serviços e programas oferecidos e o monitoramento para avaliar a efetividade dos programas, além de propor melhorias.

“Esta proposta é um passo importante para garantir que pais e mães atípicas no Estado de Goiás recebam o suporte e a capacitação necessários para enfrentar os desafios únicos que enfrentam, promovendo uma sociedade mais inclusiva e solidária”, completou a deputada Bia de Lima.

Acesse o link https://alegodigital.al.go.leg.br//opinecidadao/detalhes.aspx?id=2176738, faça o cadastro e vote SIM no nosso projeto

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.