Cerrado: Bia de Lima quer a utilização de plantas nativas em projetos de paisagismo e urbanização em Goiás

Segundo a parlamentar, a utilização de plantas nativas deverá ser aplicada em projetos de arborização pública, incluindo ruas, praças, parques e calçadas; jardins e paisagismo de áreas públicas, como edifícios públicos; projetos de recuperação ambiental e reflorestamento de áreas degradadas e ainda a implantação de espaços verdes urbanos e rurais, como hortas comunitárias e canteiros terapêuticos.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou nesta terça-feira, 12, um projeto de lei que estabelece a prioridade de utilização de plantas nativas do cerrado em projeto paisagísticos, urbanísticos e de arborização feitos pelo Estado de Goiás.

Segundo a parlamentar, a utilização de plantas nativas deverá ser aplicada em projetos de arborização pública, incluindo ruas, praças, parques e calçadas; jardins e paisagismo de áreas públicas, como edifícios públicos; projetos de recuperação ambiental e reflorestamento de áreas degradadas e ainda a implantação de espaços verdes urbanos e rurais, como hortas comunitárias e canteiros terapêuticos.

De acordo com Bia, o Cerrado possui uma alta taxa de degradação, portanto, a vegetação nativa já não está presente em todo o território. “O Cerrado ocupa 22% do território nacional, sendo considerado o segundo maior bioma do país, além de alimentar três das maiores bacias hidrográficas do continente sul-americano. Contudo, a despeito de sua importância ecológica, nas últimas cinco décadas, mais de 46% da cobertura vegetal nativa do bioma foi suprimida, provocando a perda da biodiversidade, a diminuição da precipitação e o aumento da temperatura”, pontuou a deputada.

“É urgente a preservação do nosso bioma, razão pela qual apresentei o projeto de lei a fim de instituir a Polícia Estadual de Valorização das Espécies Vegetais Nativas do Cerrado, cujo escopo é a proteção das espécies nativas”, ressaltou a parlamentar.

Conforme a proposta, a adoção de plantas nativas nos projetos paisagísticos e urbanísticos deve observar diretrizes como a valorização da biodiversidade local; sustentabilidade e adaptação; facilidade de manutenção; acessibilidade e inclusão e a promoção da educação ambiental.

Acesse o link https://alegodigital.al.go.leg.br//opinecidadao/detalhes.aspx?id=2176738, faça o cadastro e vote SIM no nosso projeto

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.