Arte urbana: Bia de Lima quer reconhecer grafite como manifestação artística de valor cultural em Goiás

Ao fomentar e regulamentar essas manifestações, o Estado contribui para o fortalecimento da economia criativa, gerando oportunidades para artistas locais incentivando o turismo cultural.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou nesta terça-feira, 11, o projeto de lei que reconhece as práticas do grafite e do muralismo como manifestações artísticas de valor cultural em Goiás.

O reconhecimento visa valorizar o grafite e o muralismo como formas de expressão cultural, artística e social; fomentar iniciativas públicas e privadas para a promoção dessas manifestações; e assegurar a preservação, divulgação e respeito a essas práticas como parte integrante do patrimônio cultura do Estado de Goiás.

“O grafite e o muralismo transcendem o simples embelezamento de espaços públicos, constituindo formas de comunicação visual que refletem aspectos históricos, sociais e culturais das populações locais. Essas práticas também promovem o acesso democrático à arte, levando expressões criativas a locais que muitas vezes carecem de acesso à produção cultural tradicional”, afirmou a deputada.

Segundo ela, ao fomentar e regulamentar essas manifestações, o Estado contribui para o fortalecimento da economia criativa, gerando oportunidades para artistas locais incentivando o turismo cultural.

“Além disso, o reconhecimento do grafite e do muralismo como patrimônio cultural contribui para a conscientização da população sobre a importância de preservar essas obras, combatendo a criminalização equivocada da arte urbana”, reforçou.

Acesse o link https://alegodigital.al.go.leg.br//opinecidadao/detalhes.aspx?id=2176738, faça o cadastro e vote SIM no nosso projeto

“Precisamos olhar para as pessoas que mais precisam e, principalmente, garantir creches pré-escola, para que as mães tenham condições de deixar os filhos, na certeza de que eles estarão bem cuidados, com alimentação, com profissionais qualificados. Por isso, trabalhamos para que mais e mais creches possam suprir a demanda do município. Tenho feito defendido as políticas públicas para que esse serviço avance e possa beneficiar as famílias de Aparecida”, afirmou ela.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) promove, na próxima segunda-feira (08/06), às 9 horas, no Plenário Iris Rezende da Assembleia Legislativa …

“Seguimos dialogando com as instituições responsáveis para que os processos avancem e deixem de ficar parados nas gavetas. Também buscamos junto ao INCRA a aceleração dos encaminhamentos necessários para que a reforma agrária avance em Goiás. A terra precisa cumprir sua função social, garantindo oportunidades, geração de renda e justiça para quem vive e trabalha no campo”, afirmou Bia de Lima.