Respeito: projeto de Bia de Lima institui Política Estadual de Prevenção e Repressão à Intolerância Religiosa

Entende-se por Intolerância Religiosa toda forma de ação, discurso, atitude ou omissão que atente contra a liberdade de crença, manifestação religiosa e de culto, direta ou indiretamente, motivada por preconceito, ódio ou discriminação.

A deputada Bia de Lima (PT) apresentou nesta quarta-feira, 8, o projeto de lei que institui a Política Estadual de Prevenção e Repressão à Intolerância Religiosa em Goiás. Entende-se por Intolerância Religiosa toda forma de ação, discurso, atitude ou omissão que atente contra a liberdade de crença, manifestação religiosa e de culto, direta ou indiretamente, motivada por preconceito, ódio ou discriminação.

Entre os objetivos da proposta está estabelecer medidas de prevenção, combate e punição à intolerância religiosa; promover ações educativas, campanhas de conscientização e programas de formação para o respeito à diversidade religiosa; garantir o atendimento de vítimas de intolerância religiosa, proporcionando apoio psicológico, jurídico e social, bem como o acesso à justiça e à reparação de danos; estimular a produção de pesquisas, materiais didáticos e ações culturais que promovam a compreensão e respeito pelas religiões, entre outros.

De acordo com Bia de Lima, o projeto se fundamenta nos princípios e preceitos constitucionais que asseguram a liberdade de crença, a dignidade da pessoa humana e a proteção da diversidade cultural.

“Este projeto visa não somente assegurar o cumprimento da legislação nacional, mas também fortalecer os laços de respeito à diversidade, prevenindo e reprimindo atos de intolerância religiosa. A intolerância religiosa não apenas viola direitos fundamentais, mas também prejudica o tecido social, minando a coesão e a paz entre diferentes grupos da sociedade. Uma sociedade mais diversa e inclusiva promove um ambiente propício para o desenvolvimento econômico, o turismo cultural e a valorização da identidade de Goiás”, afirma ela.

Acesse o link https://alegodigital.al.go.leg.br//opinecidadao/detalhes.aspx?id=2176738, faça o cadastro e vote SIM no nosso projeto

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.