A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou nesta terça-feira (23/06), requerimento em sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) solicitando ao presidente do Ipasgo Saúde, Bruno Magalhães D’Abadia, a disponibilização do Dispositivo Intrauterino (DIU) pelo convênio. Além disso, a parlamentar cobra a cobertura do procedimento de implantação para as beneficiárias do plano.
Segundo Bia, o DIU é um método contraceptivo seguro, eficaz e amplamente recomendado por profissionais da saúde. O procedimento é uma importante ferramenta para garantir o planejamento familiar e os direitos reprodutivos das mulheres.
“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.
No requerimento, a deputada destaca que o próprio Ipasgo já oferece procedimentos relacionados ao planejamento familiar, como a vasectomia, e defende que as mulheres também tenham acesso a métodos contraceptivos eficazes por meio do plano de saúde. A parlamentar ainda informou que pretende dialogar diretamente com a presidência do Ipasgo para buscar uma solução para a demanda e ampliar o atendimento às beneficiárias.
“Esse é um pedido que faço diretamente ao presidente Bruno D’Abadia. Queremos buscar um atendimento imediato para as mulheres que dependem do Ipasgo”, ressaltou.