Meio ambiente: Bia de Lima defende mais recursos para solucionar o problema dos lixões em Goiás

“Sabemos das dificuldades dos municípios para implementar políticas de gestão dos lixões, para que não fiquem mais a céu aberto. Os projetos e novas ideias são importantes, mas os novos recursos são fundamentais.

A deputada estadual Bia de Lima (PT), que integra a Frente Parlamentar pelo Fim dos Lixões em Goiás, participou da primeira reunião do colegiado, na tarde desta quinta-feira, 27, para discutir soluções para o descarte de resíduos sólidos no estado. A Frente Parlamentar na Alego foi proposta pelo também deputado Clécio Alves (Republicanos), e é integrada por 15 parlamentares.

De acordo com Bia de Lima, é essencial buscar saídas para a gestão dos resíduos sólidos no estado, no entanto, reforçou a necessidade de mais recursos para que os projetos sejam implementados e funcionem com efetividade.

“Sabemos das dificuldades dos municípios para implementar políticas de gestão dos lixões, para que não fiquem mais a céu aberto. Os projetos e novas ideias são importantes, mas os novos recursos são fundamentais. O assunto já vem sendo debatido na Casa, até do ponto de vista do amparo legal, mas precisamos avançar e essa é a ideia desta iniciativa, que é a primeira dentre as Assembleias Legislativas do país”, disse ela.

Ainda de acordo com a parlamentar, o tema é desafiador, porém urgente. “Além do amparo legal, precisamos buscar os mecanismos técnicos necessários, as saídas e avançarmos na construção de perspectivas novas nesse tema tão difícil, que desafia a todos nós. Parabéns ao deputado Clécio Alves e, pode contar sempre com o nosso trabalho”, ressaltou ela.

A discussão acontece diante da possível cobrança da Taxa do Lixo em Goiânia e um dia após a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) determinar o embargo imediato do lixão de Aparecida de Goiânia por irregularidades como: recobrimento inadequado, falta de controle de dispersão de particulados e incômodos à vizinhança, insuficiência da rede de drenagem pluvial e atração de fauna oportunista (urubus, por exemplo).

Agora, o município terá 30 dias para comprovar que passando a destinar os resíduos sólidos urbanos gerados para um aterro sanitário licenciado e 60 dias para apresentar um plano de descomissionamento e de monitoramento do local.

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.