Carga horária: Bia de Lima trabalha para ajustar jornada de trabalho da rede estadual

A deputada Bia de Lima (PT) afirmou que os trabalhadores da Educação de Goiás têm assumido uma jornada de trabalho extenuante, de forma forçada, sem a remuneração adequada e com a modulação complicada.

A deputada Bia de Lima (PT) afirmou que os trabalhadores da Educação de Goiás têm assumido uma jornada de trabalho extenuante, de forma forçada e sem a remuneração adequada.

“Todo final de ano o professor não sabe se ele fica feliz com o final do ano letivo ou se fica triste sem saber como será a sua jornada de trabalho do ano seguinte. E nesse ano não foi diferente, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME), vem forçando os professores a pegarem uma jornada de trabalho extenuante, aumentando o número de aulas, contudo, sem aumentar o salário”, afirmou a deputada.

Segundo a parlamentar, as medidas das pastas devem ser contestadas na Justiça, para que haja garantia de direitos desses profissionais.

Ainda segundo Bia de Lima, alguns profissionais vivem uma situação muito difícil, especialmente, no interior goiano, por ser obrigados a completar a carga horária de trabalho. “Em alguns municípios existe apenas uma escola estadual, aí para completar a jornada que trabalhou a vida inteira 40h, a pessoa é obrigada a ir para outro município. Onde já se viu isso?”, questionou a parlamentar.

Contudo, Bia tranquilizou os trabalhadores da Educação. “Quero tranquilizar os professores e administrativos da rede estadual, lembrando que chegou à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, após 17 anos, o novo plano de carreira dos administrativos. Peço que descansem, não se preocupem, aproveitem as férias e o retorno, o Sintego estará preparado para ajudar a todos, caso seja necessário trabalharemos em cada caso”, completou ela.

“Precisamos olhar para as pessoas que mais precisam e, principalmente, garantir creches pré-escola, para que as mães tenham condições de deixar os filhos, na certeza de que eles estarão bem cuidados, com alimentação, com profissionais qualificados. Por isso, trabalhamos para que mais e mais creches possam suprir a demanda do município. Tenho feito defendido as políticas públicas para que esse serviço avance e possa beneficiar as famílias de Aparecida”, afirmou ela.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) promove, na próxima segunda-feira (08/06), às 9 horas, no Plenário Iris Rezende da Assembleia Legislativa …

“Seguimos dialogando com as instituições responsáveis para que os processos avancem e deixem de ficar parados nas gavetas. Também buscamos junto ao INCRA a aceleração dos encaminhamentos necessários para que a reforma agrária avance em Goiás. A terra precisa cumprir sua função social, garantindo oportunidades, geração de renda e justiça para quem vive e trabalha no campo”, afirmou Bia de Lima.