Proteção permanente: Bia de Lima propõe premiar municípios como forma de compensação ambiental

O programa tem como objetivo reconhecer e recompensar os esforços dos municípios goianos situados em áreas de proteção permanente e unidades de conservação, que promovam a conservação ambiental

A deputada Bia de Lima (PT) apresentou nesta quinta-feira, 5, um projeto de lei que dispõe sobre a premiação de municípios goianos situados em áreas de proteção ambiental permanente, como forma de compensação do impedimento de realização de atividade agrícola, utilizando recursos oriundos do Fundo Estadual do Meio Ambiente – FEMA.

Conforme a proposta, o programa tem como objetivo reconhecer e recompensar os esforços dos municípios goianos situados em áreas de proteção permanente e unidades de conservação, que promovam a conservação ambiental em conformidade com as diretrizes para o controle, a gestão e a fiscalização do FEMA.

De acordo com Bia de Lima, o programa busca cumprir princípios constitucionais fundamentais, como a preservação do meio ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável. Segundo a deputada, o FEMA é uma base sólida para a compensação dos municípios.

“O FEMA é uma importante ferramenta para os municípios com grandes impedimentos no exercício da atividade agrícola, que é a nossa grande vocação regional. Esses impedimentos locais, geram desafios econômicos para as comunidades. Portanto, a utilização desses recursos para premiar os municípios pela conservação ambiental é plenamente compatível com sua missão de promover o desenvolvimento econômico, ao mesmo tempo em que reforça a importância da preservação ambiental como parte integrante desse desenvolvimento sustentável”, afirma ela.

Ainda conforme o projeto de lei, poderão participar do PMAPP, os municípios localizados em áreas de proteção permanente e Unidades de Conservação dos Estado de Goiás, que atendam critérios como desenvolvimento de ações efetivas de conservação ambiental no território, comprovação de regularidade fiscal e previdenciária, entre outros.

Acesse o link https://abrir.link/G8TJV , faça o cadastro e vote SIM no nosso projeto

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.