Projeto de Lei da Deputada Bia de Lima amplia o número de componentes do Fórum Estadual de Educação

Com objetivo de melhorar o debate e dar pluralidade às soluções para o desenvolvimento do sistema educativo estadual, a Deputada Bia de Lima apresentou, na sessão dessa terça-feira (23), Projeto de Lei que amplia o número de membros do Fórum Estadual de Educação.

Instituído pela Lei Complementar Nº 26, de 28 de dezembro de 1998, o FEE/GO é um “órgão de articulação com a sociedade com intuito de estudar, discutir e propor soluções alternativas para o desenvolvimento da educação, cultura, ciência e tecnologia” e atua em cooperação aos órgãos de administração geral do Sistema Educativo do Estado de Goiás.

De acordo com a proposta da parlamentar, o número de membros do FEE/GO passa de 12 para 26, com isso, além das já representadas, o órgão passa a contar com um representante de outras entidades, como a União Estadual dos Estudantes (UEE), União Goiana dos Estudantes Secundaristas (UGES), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED, Regional de Goiás, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano), da Associação Nacional de Formação de Professores (ANFOPE), Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos, Fórum Goiano de Educação Infantil, Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (ADUFG).

A proposta altera também o tempo de mandato da presidência do órgão, que passa a ser de dois anos, com possibilidade de uma reeleição.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.