Mulher: Deputada Bia propõe projeto para combate ao assédio sexual nos transportes públicos

A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou nesta quarta-feira, 31, o projeto de lei que institui o programa de prevenção e combate ao assédio sexual nos transportes públicos do estado de Goiás. A proposta visa garantir a segurança e a integridade das mulheres durante os deslocamentos.

De acordo com a parlamentar, é urgente a implementação de políticas públicas efetivas que previnam e combatam o assédio sexual nos transportes públicos. “O assédio sexual nos transportes públicos é uma grave violação dos direitos das mulheres, que afeta sua segurança, integridade física e psicológica, além de restringir sua liberdade de locomoção. É responsabilidade do Estado promover políticas públicas efetivas para combater esse problema e garantir a proteção de todas as cidadãs goianas”, afirma ela.

Conforme o PL, o programa será implementado e coordenado pela Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), em colaboração com as secretarias de segurança pública, educação e comunicação.

Entre as diretrizes da proposta estão a sensibilização e conscientização da população sobre assédio sexual nos transportes públicos; capacitação dos profissionais que atuam no transporte público para identificar possíveis situações de assédio; criação de canais de denúncia acessíveis e seguros; parcerias com empresas de transporte para implementação de medidas preventivas e, por fim, realização de pesquisas periódicas sobre a prevalência do assédio sexual nos transportes, a fim de avaliar a eficácia do programa.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.