Meio Ambiente: Projeto de Bia prevê inclusão da Semana do Cerrado no calendário escolar

O projeto de lei apresentado pela deputada estadual Bia de Lima (PT) nesta quarta-feira, 15, prevê a inclusão da Semana do Cerrado no calendário da Rede Estadual de Educação de Goiás.

Conforme a proposta, a comemoração será a partir do dia 11 de setembro, data em que se celebra o Dia Nacional do Cerrado.

Segundo a deputada, o projeto para a semana incluir diversas atividades educativas e culturais a serem realizadas pelas instituições de ensino, com o objetivo de desenvolver habilidades e valores socioambientais, justiça, equidade, sempre destacando a importância do cerrado.

“O Cerrado ocupa 22% do território nacional e tem uma grande importância social. Em sua extensão estão distribuídos diversos povos indígenas, quilombolas, além de outras diversas comunidades de valores tradicionais que vivem em harmonia com o bioma e dele tiram sua subsistência”, afirma Bia.

A deputada chama a atenção para a necessidade de reforçar a preservação e conservação do bioma, diante do desmatamento sofrido nas últimas décadas. “Apesar da relevância ecológica, o Cerrado perdeu cerca de 46% de sua vegetação nativa nos últimos 50 anos, o que, inevitavelmente, suprime sua biodiversidade”, pontua a parlamentar.

Bia de Lima destaca ainda que a proposta é de que a Semana do Cerrado seja uma mobilização da sociedade, envolvendo diretamente todas as escolas de Goiás, com o intuito de promover uma Educação integrada, interdisciplinar, transversal e participativa.

Acessa o link https://opine.al.go.leg.br/, faça o cadastro e vote SIM no nosso projeto.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.