Lei da deputada Bia de Lima fortalece o Fórum Estadual de Educação e amplia participação social

Já em vigor, a Lei Complementar nº 210/2025 se firma como uma das mais importantes conquistas legislativas de 2025 e reforça o protagonismo da deputada Bia de Lima na defesa de uma educação pública, democrática e de qualidade em Goiás

A deputada estadual Bia de Lima (PT) é autora de uma das legislações mais relevantes aprovadas em 2025 na Assembleia Legislativa de Goiás. A norma moderniza e amplia a composição do Fórum Estadual de Educação, fortalecendo o caráter democrático, plural e participativo na formulação das políticas educacionais do Estado.

A lei altera dispositivos da Lei Complementar nº 26/1998 e garante a inclusão de novas representações no Fórum, contemplando universidades públicas e privadas, institutos federais, entidades científicas da área da educação, fóruns temáticos, sindicatos e organizações estudantis. Passam a ter assento, entre outros, a União Estadual de Estudantes (UEE), a União Goiana de Estudantes Secundaristas (UGES), a UEG, a UFG, a PUC Goiás, o IFG, o IF Goiano, além das universidades federais de Jataí e Catalão.

Para a deputada Bia de Lima, a aprovação da lei representa um marco para a educação goiana. “Estamos fortalecendo um espaço essencial de diálogo e construção coletiva, com a participação efetiva de quem vive e constrói a educação todos os dias”, destaca.

Já em vigor, a Lei Complementar nº 210/2025 se firma como uma das mais importantes conquistas legislativas de 2025 e reforça o protagonismo da deputada Bia de Lima na defesa de uma educação pública, democrática e de qualidade em Goiás.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.