Inclusão digital: sancionada lei da deputada Bia de Lima que altera Política Estadual do Idoso

A inclusão social e digital, são medidas essenciais para garantir que nossos idosos possam usufruir plenamente das vantagens oferecidas pela era digital.

A lei da deputada estadual Bia de Lima (PT), que altera a Política Estadual do Idoso, foi sancionada pelo governador de Goiás em exercício, Daniel Vilela, e publicada na edição do dia 14 de maio do Diário Oficial do Estado.

A iniciativa da parlamentar tem como objetivo facilitar a inclusão digital das pessoas idosas. De acordo com dados estatísticos do IBGE, cerca de 70% dos idosos não possuem acesso à internet. Além disso, apenas 25% desse grupo etário utiliza regularmente a internet, o que demonstra a falha existente na inclusão digital dos idosos no país, limitando suas oportunidades de aprendizado, comunicação, acesso a serviços e participação social.

Diante desse contexto, Bia de Lima classifica o tema como relevante e urgente, considerando ainda que levantamentos recentes mostram que aproximadamente 40% dos idosos goianos não possuem acesso à internet e apenas 30% têm conhecimento básico em tecnologia. “Nossa proposição desenvolve e implementa políticas públicas abrangentes e inclusivas, com o objetivo de superar as barreiras da exclusão digital enfrentadas pelas pessoas idosas em Goiás. A inclusão social e digital, são medidas essenciais para garantir que nossos idosos possam usufruir plenamente das vantagens oferecidas pela era digital, promovendo assim sua autonomia, inclusão social e qualidade de vida”, pontuou Bia de Lima.

 *Mudanças*
As mudanças promovidas a partir da iniciativa da deputada Bia de Lima garantem que o Poder Público estadual ofertará cursos especiais à pessoa idosa com conteúdo relacionado às técnicas de comunicação, computação e demais avanços tecnológicos, visando à sua inclusão digital e social, com objetivo de incentivar a pessoa idosa a utilizar os recursos tecnológicos para sua integração à vida moderna; capacitá-la para utilização das ferramentas digitais, especialmente o uso de smartphones, computadores e aplicativos de comunicação e entretenimento; ensinar os aspectos fundamentais sobre segurança em tecnologia da informação e boas práticas para combater riscos e ataques virtuais; entre outros.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.