Esporte: Bia de Lima propõe ponto facultativo durante jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina

A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou nesta quarta-feira, 28, um projeto de resolução para que seja concedido ponto facultativo aos servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás durante os horários dos jogos da seleção brasileira de Futebol na Copa do Mundo Feminina, que começa agora em julho.

De acordo com a proposta, o benefício será concedido aos servidores da Alego, ocupantes de cargos efetivos, comissionados ou prestadores de serviços.

Conforme a deputada, a igualdade entre os indivíduos deve ser exercida e garantida. “A luta feminina pelo espaço na sociedade é constante. É inegável a importância e influência que o esporte possui em nosso país sobretudo o futebol. A cultura do esporte está enraizada na sociedade brasileira, sendo, inclusive, um dos maiores símbolos da nossa pátria a nível internacional”, diz ela.

“Tal relevância é notada, principalmente, durante a Copa do Mundo de Futebol, evento esportivo que mobiliza toda a comunidade, promovendo um sentimento de unidade e pertencimento à nação. Por isso, buscamos através deste projeto, conciliar dois elementos de importante destaque: a valorização do esporte e a promoção da igualdade entre homens e mulheres”, destaca da deputada.

Servidores estaduais

 Por meio de requerimento, a deputado solicitou ainda que seja encaminhado expediente ao governador Ronaldo Caiado solicitando que o ponto facultativo durante os horários dos jogos da seleção brasileira de futebol feminino na Copa do Mundo Feminina de 2023 também seja estendido aos servidores estaduais de Goiás.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.