Emprego e renda: Lei da deputada Bia de Lima que altera a Política Estadual de Compra da Produção da Agricultura Familiar é sancionada

O objetivo é fortalecer o setor, promovendo benefícios sociais e econômicos para os agricultores familiares e a sociedade como um todo.

Apresentado em outubro do ano passado, proposta da deputada estadual Bia de Lima (PT) que altera a Política Estadual de Compra da Produção da Agricultura Familiar foi sancionada pelo governador Ronaldo Caiado e publicada na edição do Diário Oficial do Estado na última sexta-feira, 26.

De acordo com a nova legislação, Lei Nº 22.636, de 26 de abril de 2024, o objetivo é promover a inclusão social e econômica dos agricultores familiares e a prevenção de algumas circunstâncias por meio de medidas como: estímulo à disponibilização de programas de capacitação em gestão agrícola, emissão de documentos fiscais e cumprimento de normas fitossanitárias; à implantação de sistema de alerta agrícola para fornecer informações sobre clima, pragas e doenças agrícolas; à disponibilização de linhas de crédito para custear perdas de produção resultantes de acidentes naturais ou pragas; o oferecimento de acompanhamento técnico contínuo por extensionistas rurais, para apoiar os agricultores familiares na implementação de práticas que garantam o fornecimento regular e constante de sua produção.

A nova lei prevê ainda o estímulo à adoção de medidas que visem simplificar os procedimentos para emissão de documentos fiscais e cumprimento das normas fitossanitárias, tornando-os mais acessíveis e compreensíveis para os agricultores familiares; à implantação de sistema de monitoramento e avaliação para acompanhar a eficácia das medidas implementadas, com relatórios regulares sobre o progresso e ajustes necessários; à disponibilização de subsídios financeiros e técnicos para a diversificação das culturas agrícolas, de forma a se reduzir a dependência de uma única produção e mitigar os riscos de perda; à criação de campanhas de conscientização e incentivo à adoção de boas práticas agrícolas pelos agricultores familiares, promovendo métodos de cultivo sustentáveis e resilientes; e à criação de programas de incentivo específicos para jovens interessados em ingressar na agricultura familiar, assegurando a continuidade das atividades agrícolas por meio da sucessão geracional.

Para a deputada Bia, “as alterações propostas na Política Estadual de Compra da Produção da Agricultura Familiar têm o objetivo de fortalecer o setor agrícola familiar, promovendo benefícios sociais e econômicos substanciais para os agricultores familiares e a sociedade como um todo. Elas reforçam o compromisso do Estado de Goiás com a agricultura familiar e com o desenvolvimento sustentável das áreas rurais do estado”, afirma a deputada.

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.