Defesa dos trabalhadores: mandato de Bia de Lima participa da Mobilização Nacional dos servidores agrários

A manifestação teve como objetivo fortalecer a agricultura familiar, promover uma reforma agrária justa, fomentar a regularização fundiária, além da valorização da estrutura física e pessoal dos órgãos em questão.

A deputada Bia de Lima (PT) foi representada na manhã desta segunda-feira, 5, pelo assessor parlamentar Murilo Martins, na edição local da Mobilização Nacional dos Servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que ocorreu na capital goiana.

A manifestação teve como objetivo fortalecer a agricultura familiar, promover uma reforma agrária justa, fomentar a regularização fundiária, além da valorização da estrutura física e pessoal dos órgãos em questão.

Defensora da causa, Bia de Lima apresentou projeto de lei, em outubro de 2023, para aprimorar a Política Estadual de Compra da Produção da Agricultura Familiar (Lei nº 19.767/2017). Trata-se do projeto nº 4196/23 que aguarda relatoria de Talles Barreto (UB) na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

A deputada sugeriu modificações com o objetivo de fortalecer e ampliar o apoio ao setor, promovendo a inclusão social e econômica dos agricultores familiares e, ao mesmo tempo, impulsionando o fornecimento de alimentos para o governo.

O evento contou com representantes da Fetaeg, SINDSEP, SINDIGOIANIA, CPT, FETRAF e grandes companheiros e companheiras que lutam pelos direitos dos/as trabalhadores/as do campo.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.