Economia: Bia de Lima quer política de fomento à produção de uva em Goiás

Em projeto de lei apresentado nesta quarta-feira, 15, a deputada Bia de Lima (PT) propôs a criação da Política Estadual de Fomento à Cadeia Produtiva da Uva em Goiás, cujo objetivo será promover o desenvolvimento sustentável, a competitividade e a expansão da produção da fruta e produtos derivados, bem como fortalecer a economia rural e o agronegócio vitivinícola no estado.

Conforme a proposta, a política será composta por diversos programas e ações, entre eles: criação de linhas de crédito com juros subsidiados; oferta de programas de assistência técnica e capacitação; campanhas de marketing; pesquisas agrícolas e tecnológicas; estímulo à formação e fortalecimento de cooperativas, entre outros.

Na justificativa do PL, a deputada defende que “o estado de Goiás teve uma ascensão relevante e figura como o 10° maior produtor de uva do país e com a emergência de um novo polo produtor e a crescente fabricação de vinhos finos de qualidade, a implementação de uma política de fomento e incentivo à vinicultura torna-se imperativa”, afirma a deputada Bia de Lima.

A deputada ressalta ainda na justificativa do projeto de lei que “Goiás é uma região caracterizada por sua diversidade econômica e riqueza natural, que inclui uma grande variedade de culturas agrícolas e pecuárias. No entanto, o potencial do cultivo da uva e da produção de vinhos tem sido subutilizado, apesar das condições favoráveis”, afirmou na defesa da aprovação da matéria.

Acessa o link https://opine.al.go.leg.br/, faça o cadastro e vote SIM no nosso projeto.

“Precisamos olhar para as pessoas que mais precisam e, principalmente, garantir creches pré-escola, para que as mães tenham condições de deixar os filhos, na certeza de que eles estarão bem cuidados, com alimentação, com profissionais qualificados. Por isso, trabalhamos para que mais e mais creches possam suprir a demanda do município. Tenho feito defendido as políticas públicas para que esse serviço avance e possa beneficiar as famílias de Aparecida”, afirmou ela.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) promove, na próxima segunda-feira (08/06), às 9 horas, no Plenário Iris Rezende da Assembleia Legislativa …

“Seguimos dialogando com as instituições responsáveis para que os processos avancem e deixem de ficar parados nas gavetas. Também buscamos junto ao INCRA a aceleração dos encaminhamentos necessários para que a reforma agrária avance em Goiás. A terra precisa cumprir sua função social, garantindo oportunidades, geração de renda e justiça para quem vive e trabalha no campo”, afirmou Bia de Lima.