Turismo: projeto de lei da deputada Bia de Lima cria Rota Gastronômica em Goiás

A Rota será composta por municípios e estabelecimentos reconhecidos por sua relevância culinária, incluindo restaurantes, bares, feiras, mercados, fazendas e outros locais de produção e consumo de alimentos típicos da região.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou nesta terça-feira, 4, um projeto de lei que institui a Rota Gastronômica de Goiás. Segundo a parlamentar, o objetivo é promover, valorizar e divulgar a cultura gastronômica do estado, incentivando o turismo, a economia local e a preservação das tradições culinárias goianas.

Conforme a exposição da deputada, a Rota será composta por municípios e estabelecimentos reconhecidos por sua relevância culinária, incluindo restaurantes, bares, feiras, mercados, fazendas e outros locais de produção e consumo de alimentos típicos da região.

“Goiás é conhecido por sua culinária única, com pratos típicos que atraem visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo. Ao instituir a Rota Gastronômica, buscamos fomentar o turismo gastronômico, incentivando a economia local e oferecendo novas oportunidades de desenvolvimento para os municípios participantes. Além disso, pretendemos preservar as tradições culinárias, valorizando os produtores e chefs locais e incentivando o uso de ingredientes regionais”, afirma a deputada.

Para Bia, com a Rota Gastronômica a cultura goiana ganhará mais um impulso. “A Rota Gastronômica será um importante instrumento de promoção da cultura goiana, contribuindo para o fortalecimento da identidade regional e para o desenvolvimento sustentável do turismo em nosso estado”, completou Bia de Lima.

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.