Turismo: projeto de lei da deputada Bia de Lima cria Rota Gastronômica em Goiás

A Rota será composta por municípios e estabelecimentos reconhecidos por sua relevância culinária, incluindo restaurantes, bares, feiras, mercados, fazendas e outros locais de produção e consumo de alimentos típicos da região.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou nesta terça-feira, 4, um projeto de lei que institui a Rota Gastronômica de Goiás. Segundo a parlamentar, o objetivo é promover, valorizar e divulgar a cultura gastronômica do estado, incentivando o turismo, a economia local e a preservação das tradições culinárias goianas.

Conforme a exposição da deputada, a Rota será composta por municípios e estabelecimentos reconhecidos por sua relevância culinária, incluindo restaurantes, bares, feiras, mercados, fazendas e outros locais de produção e consumo de alimentos típicos da região.

“Goiás é conhecido por sua culinária única, com pratos típicos que atraem visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo. Ao instituir a Rota Gastronômica, buscamos fomentar o turismo gastronômico, incentivando a economia local e oferecendo novas oportunidades de desenvolvimento para os municípios participantes. Além disso, pretendemos preservar as tradições culinárias, valorizando os produtores e chefs locais e incentivando o uso de ingredientes regionais”, afirma a deputada.

Para Bia, com a Rota Gastronômica a cultura goiana ganhará mais um impulso. “A Rota Gastronômica será um importante instrumento de promoção da cultura goiana, contribuindo para o fortalecimento da identidade regional e para o desenvolvimento sustentável do turismo em nosso estado”, completou Bia de Lima.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.