Com pedido de emenda à LOA, Bia de Lima reforça apoio e defesa da Primeira Infância

De acordo com ela, o pedido de emenda não foi acatado, no entanto, o objetivo foi atendido. Segundo Bia, os valores que estão no Fundo Estadual da Primeira Infância serão usados para auxiliar as cidades, no ano de 2026, no atendimento à primeira infância. “Fazer com que a gente tenha esse recurso é uma medida efetiva para ajudar as prefeituras a atender essa demanda e destinando recursos para a primeira infância, o que é muito importante. Esse era justamente o propósito pelo qual nós apresentamos a nossa emenda”, declarou.

Durante o início da discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA), para o exercício de 2026, que aconteceu em reunião da Comissão de Finanças nesta quinta-feira (18), a deputada estadual Bia de Lima reforçou seu apoio e defesa da Primeira Infância, ao cobrar as emendas apresentadas para o Fundo Estadual para a Primeira Infância.

De acordo com ela, o pedido de emenda não foi acatado, no entanto, o objetivo foi atendido. Segundo Bia, os valores que estão no Fundo Estadual da Primeira Infância serão usados para auxiliar as cidades, no ano de 2026, no atendimento à primeira infância. “Fazer com que a gente tenha esse recurso é uma medida efetiva para ajudar as prefeituras a atender essa demanda e destinando recursos para a primeira infância, o que é muito importante. Esse era justamente o propósito pelo qual nós apresentamos a nossa emenda”, declarou.

A parlamentar reconheceu o trabalho do relator da LOA, Lineu Olimpio (MDB), por ter se debruçado no estudo do assunto. “A primeira emenda que apresentei foi em função do Fundo Estadual para a Primeira Infância. O deputado Lineu se debruçou sobre ela para que nós possamos ter a sonhada ajuda para atender os municípios com escolas infantis, atender as crianças. A matéria atendo a um apelo do Ministério Público, bem como de várias entidades de defesa desta pauta. E, nesse sentido, mesmo com a emenda não sendo atendida, buscou-se entender a situação e o objeto do que foi apresentado, como a manutenção de recursos no Fundo, que tem R$ 6 bilhões e terá um acréscimo de outros R$ 2 bilhões”, finalizou ela.

A emenda propunha a alocação de R$ 4 bilhões ao Fundo, com o objetivo de financiar ações de expansão, manutenção e qualificação da oferta de creches e pré-escolas nas redes municipais.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.