Desenvolvimento Urbano: Bia de Lima promove reunião para discutir a 6ª Conferência Estadual das Cidades

O objetivo do encontro foi debater e estimular os cidadãos a discutirem um projeto de desenvolvimento sustentável para as cidades.

Ocorreu na tarde desta terça-feira, 7, no auditório 1 da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), por iniciativa da deputada estadual Bia de Lima (PT), uma reunião para discutir a 6ª Conferência Estadual das Cidades, cujo tema é “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano – Caminhos para as cidades inclusiva, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, que deve acontecer em setembro deste ano, após 10 anos de espera.

A reunião foi coordenada pelo advogado e representante da Central Única dos Trabalhadores em Goiás (CUT-GO) no Conselho Municipal de Política Urbana (Compur), Sebastião Ferreira Leite, conhecido como Juruna. A parlamentar foi representada pela chefe de gabinete, Sandra Cabral. Porém, Bia de Lima ressaltou que a participação da população nesse processo é fundamental para entender as demandas de cada cidade.

“Nós estamos preparando diversos segmentos sociais para produzirmos um documento para somar com as Conferências das Cidades, que é uma forma da gente democratizar as demandas de cada cidade e não ficar só para este ou aquele prefeito. Mas, acima de tudo, a população precisa ser ouvida para falar suas preocupações e suas demandas’, disse.  

O encontro tinha como objetivo debater e estimular os cidadãos a discutirem um projeto de desenvolvimento sustentável para as cidades, especialmente, neste ano eleitoral, bem como inspirar as proposições de soluções para os problemas e desafios dos municípios. Mais de 10 entidades como a União Estadual de Moradia Popular, o Movimento de Trabalhadores por Direitos, a Nação Hip-Hop, a Defensoria Pública de Goiás, a Ademi, o Crea Associação Habitacional Vida Nova, Associação Habitacional Renascer, Associação por Moradia Popular em Goiás, Central de Movimentos Populares em Goiás, Associação Nova Morada e Associação Habitacional e Construção Civil do Brasil participaram da atividade.

Na ocasião, os participantes deliberaram novos encontros e reuniões para avançar as discussões, já que as conferências municipais das cidades devem ser convocadas pelo poder público até o próximo dia 30 de maio. Dessa forma, as entidades se comprometeram a seguir unidas e organizarem as conferências, até a realização do evento estadual.

As conferências foram convocadas pelo Ministério das Cidades e pelo Conselho das Cidades no processo de reconstrução da participação social nas políticas públicas de desenvolvimento urbano, habitação, territórios periféricos, mobilidade urbana e saneamento básico.

“Precisamos olhar para as pessoas que mais precisam e, principalmente, garantir creches pré-escola, para que as mães tenham condições de deixar os filhos, na certeza de que eles estarão bem cuidados, com alimentação, com profissionais qualificados. Por isso, trabalhamos para que mais e mais creches possam suprir a demanda do município. Tenho feito defendido as políticas públicas para que esse serviço avance e possa beneficiar as famílias de Aparecida”, afirmou ela.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) promove, na próxima segunda-feira (08/06), às 9 horas, no Plenário Iris Rezende da Assembleia Legislativa …

“Seguimos dialogando com as instituições responsáveis para que os processos avancem e deixem de ficar parados nas gavetas. Também buscamos junto ao INCRA a aceleração dos encaminhamentos necessários para que a reforma agrária avance em Goiás. A terra precisa cumprir sua função social, garantindo oportunidades, geração de renda e justiça para quem vive e trabalha no campo”, afirmou Bia de Lima.