Aposentados: deputada Bia anuncia que, após vitória na Justiça, governo terá de restituir o desconto previdenciário de 14,25%

“Essa é uma luta de muitos anos, para fazer com que o estado devolva aquilo que descontou de forma indevida de todos os aposentados da educação, no período de 2020 e 2021.”

O Tribunal de Justiça de Goiás deu ganho de causa ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) na ação coletiva referente à taxação indevida de 14,25% dos trabalhadores na educação aposentados de Goiás, entre os anos de 2020 e 2021.

A deputada estadual Bia de Lima (PT), que também é presidente da entidade, celebrou a conquista do sindicato, que deve beneficiar milhares de aposentados em todo o estado.

“Essa é uma luta de muitos anos, para fazer com que o estado devolva aquilo que descontou de forma indevida de todos os aposentados da educação, no período de 2020 e 2021. Eles foram atingidos frontalmente por esse confisco, porque essa cobrança é absurda. Esse é um recurso muito necessário para os aposentados e, agora, o estado será obrigada a devolver o que foi tirado de forma indevida. O próprio Sintego fará a execução da ação”, afirma a deputada.

Ação no STF
Desde 2020, tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) a ação definitiva sobre o desconto previdenciário dos aposentados de Goiás. A tentativa é para suspender o desconto de 14,25%, que vem sendo cobrado dos aposentados da Educação desde abril daquele ano. O desconto foi aprovado na Reforma da Previdência, pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em dezembro de 2019.

O recurso, chamado RECLAMAÇÃO, tem como finalidade adequar o desconto previdenciário apenas para situações em que a lei assegure a cobrança com base no déficit atuarial e que seja de vencimentos acima do benefício do Regime de Previdência Social, ou seja, acima de R$ 6 mil, bem como era antes da Reforma da Previdência.

“Precisamos olhar para as pessoas que mais precisam e, principalmente, garantir creches pré-escola, para que as mães tenham condições de deixar os filhos, na certeza de que eles estarão bem cuidados, com alimentação, com profissionais qualificados. Por isso, trabalhamos para que mais e mais creches possam suprir a demanda do município. Tenho feito defendido as políticas públicas para que esse serviço avance e possa beneficiar as famílias de Aparecida”, afirmou ela.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) promove, na próxima segunda-feira (08/06), às 9 horas, no Plenário Iris Rezende da Assembleia Legislativa …

“Seguimos dialogando com as instituições responsáveis para que os processos avancem e deixem de ficar parados nas gavetas. Também buscamos junto ao INCRA a aceleração dos encaminhamentos necessários para que a reforma agrária avance em Goiás. A terra precisa cumprir sua função social, garantindo oportunidades, geração de renda e justiça para quem vive e trabalha no campo”, afirmou Bia de Lima.