Bia quer informações sobre os mecanismos de auxílio às mulheres em situação de risco

Denise Xavier/Alego

Em sessão plenária realizada na manhã dessa quinta-feira, 16, a Deputada Bia de Lima apresentou requerimento solicitando ao Governador Ronaldo Caiado informações sobre as providências adotadas pela Administração Pública Estadual, para implementação dos mecanismos de auxílio às mulheres em situação de risco, conforme a Lei Estadual n° 20.747/2020, de 17 de janeiro de 2020.

De acordo com a lei, bares, casas noturnas, restaurantes e afins “são obrigados a adotar medidas para auxiliar as mulheres que se sintam em situação de risco, nas dependências desses estabelecimentos, no âmbito do Estado de Goiás”. Dentre as medidas estão acompanhamento até o carro ou outro meio de transporte, segurança privada ou comunicação à polícia.

A lei estabelece ainda que os estabelecimentos afixem cartazes nos banheiros femininos e outros ambientes, informando a disponibilidade para auxílio à mulher que se sinta em situação de risco, além de outros mecanismos necessários para a sua segurança, e o treinamento dos funcionários para aplicação das medidas previstas.

Justificativa

Para o requerimento, Bia de Lima utilizou dados da Secretaria de Segurança Pública de Estado, referente 2022 que mostram aumento em todas as áreas de violência contra a mulher, como feminicídio (+8,5%), estupro (+18%), ameaça (+11,4%), lesão corporal (+2,2%) e crimes contra a honra – calunia, difamação e injuria (+5,5%).

“A lei, de autoria da nossa companheira Adriana Accorsi, começou a vigorar em janeiro de 2020, passados três anos, o próprio governo registra um aumento expressivo da violência contra a mulher, queremos saber como o Estado de Goiás agiu e está agindo para a segurança nesses lugares de lazer”, afirma Bia.

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.