Bia de Lima apresenta emenda para garantir recursos à reestruturação do plano de carreira da educação estadual

A parlamentar destaca que recursos destinados à reestruturação do plano de carreira fortalecem a educação básica, contribuem para a retenção de profissionais qualificados, reduzem a rotatividade e estimulam melhores resultados educacionais.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou uma emenda que modifica o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2026 com o objetivo de assegurar recursos específicos para a reestruturação do plano de carreira dos professores e dos servidores administrativos da rede estadual de ensino. A iniciativa reforça o compromisso da parlamentar com a valorização da categoria e com o fortalecimento da educação pública em Goiás.

A proposta cria uma nova ação orçamentária vinculada à Secretaria de Educação do Estado, destinada exclusivamente aos investimentos necessários para modernizar e reestruturar o plano de carreira. Para viabilizar essa iniciativa, a emenda realoca R$ 1.608.964,05, valor oriundo da programação de ampliação da divulgação de informações culturais e institucionais do estado de Goiás. A redução representa apenas 15% da dotação original, preservando a execução essencial dessa área.

Segundo a emenda, a medida mantém o equilíbrio orçamentário da PLOA 2026 e direciona recursos para uma política estratégica de valorização dos profissionais da educação, considerada pela deputada como uma condição indispensável para a melhoria da qualidade do ensino público.

Para Bia de Lima, investir na carreira dos educadores é investir diretamente no futuro de Goiás. A parlamentar destaca que recursos destinados à reestruturação do plano de carreira fortalecem a educação básica, contribuem para a retenção de profissionais qualificados, reduzem a rotatividade e estimulam melhores resultados educacionais.

A realocação dos recursos também demonstra, segundo a justificativa da emenda, responsabilidade social e eficiência na alocação orçamentária, especialmente em um cenário de limitações fiscais. “Garantir que o orçamento priorize ações que impactam diretamente a sala de aula é um compromisso com o interesse público e com a valorização de quem faz a educação acontecer”, afirma a deputada.

Com essa ação, a deputada reforça seu compromisso de longa data com a educação e segue trabalhando para garantir que os profissionais da rede estadual tenham reconhecimento, condições dignas de trabalho e uma carreira que valorize e estimule seu papel fundamental na sociedade.

De acordo com a parlamentar, a medida, que foi aprovada em 1ª votação nesta quarta-feira (10), é um massacre aos servidores públicos e não foi comunicada ao conselho deliberativo do IPASGO. Bia de Lima aponta a manobra do governador Ronaldo Caiado como mais uma maneira de enfraquecer e destruir o plano de saúde estadual.

A parlamentar foi veemente ao manifestar sua inconformidade com o projeto de lei da Governadoria que institui um novo aumento no Serviço Social Autônomo de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos e Militares do Estado de Goiás, o Ipasgo Saúde. A iniciativa, orquestrada por Ronaldo Caiado, propõe que os dependentes de beneficiários, até então isentos, passem a pagar a mensalidade na ordem de 30% dos valores da tabela atuarial do plano, com base na faixa etária.

Segundo Bia de Lima, investir em crianças é investir no futuro: “A primeira infância precisa ser prioridade. Recursos aplicados nessa etapa garantem desenvolvimento, oportunidades e mais justiça social para as nossas crianças.”