Bia de Lima apoia mudança na Lei de Responsabilidade Fiscal para auxiliar prefeitos a pagarem o Piso Salarial

Apoiando o projeto da deputada federal Adriana Accorsi (PT), que compõe a Comissão de Educação da Câmara Federal, para que a Saúde e a Educação sejam retiradas da Lei de Responsabilidade Fiscal, a deputada estadual Bia de Lima (PT), espera que a medida auxilie os prefeitos a pagarem o Piso Salarial. O projeto deve ser discutido no próximo mês de abril.

Durante a audiência pública que ocorreu nesta quinta-feira, 23, proposta pela parlamentar, com secretários municipais de Educação para esclarecimentos e orientações sobre captação de recursos para investimento no setor, os titulares das pastas falaram sobre o assunto.

A secretária de Educação de Edeia, Analzira Matos, foi uma das que se orgulhou em falar sobre o pagamento do Piso. “O município de Edeia paga o Piso, e isso é um orgulho para nós. A data-base e Piso já estão sendo pagos desde janeiro, com todos os benefícios na carreira”, disse ela. O prefeito da cidade, José Wagner (Waguinho), também deve ser parabenizado pela deputada.

Já os secretários de Jesúpolis, Douglas Felipe, e de Formosa, Sizélia de Abreu, disseram que ainda não conseguem cumprir com o compromisso do Piso, mas que pretendem fazer o mais rápido possível. “No meu município, as escolas têm boa estrutura física, bem como de equipamentos, mas não temos recursos suficientes para pagar os servidores. Esse é o nosso principal problema atualmente. Metade dos servidores está na folha da prefeitura e a verba do Fundeb é insuficiente”, afirmou ele.

“Os municípios não têm condições de pagar os valores, principalmente, porque a lei de responsabilidade fiscal tem que ser cumprida. Em Formosa, por exemplo, temos 59 escolas, 19 mil alunos e quase 3 mil professores. Eu já pedi o impacto e se nós exonerarmos os secretários e todos os contratos, ainda assim não conseguimos pagar o piso de uma única vez. Alguns professores acham que não pagamos porque não queremos, mas fica aqui o meu pedido. Levem para o presidente Lula essa demanda. Lá [em Formosa], negociamos com o sindicato, dividimos o índice em três vezes. Dinheiro tem, mas precisamos usá-lo da melhor forma”, ressaltou Sizélia.

Compromisso com o piso

Durante explanação na tribuna do Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás, a deputada Bia de Lima definiu que parabenizaria os prefeitos goianos que cumprissem a Lei 11.738/2008 e pagassem corretamente o Piso Salarial dos Professores.

Após a iniciativa da parlamentar, diversos prefeitos já manifestaram interesse em se adequar ao pagamento. Já foram parabenizados os seguintes prefeitos:

Prefeito de Aparecida de Goiânia – Vilmar Mariano

Prefeito de Professor Jamil – Ney Novaes

Prefeito de Divinópolis – Charley Tolentino

Prefeito de Uruana – Nei Canela

Prefeito de Itaucu – Clayton Melo

Prefeito de Itapuranga – Paulinho Imila

Prefeito de Cavalcante – Vilmar Kalunga

Prefeito de Monte Alegre de Goiás – Felipi Campos

Prefeito de Buriti Alegre – André Chaves

Prefeito de Rio Verde – Paulo do Valle

Prefeito de Luziânia – Diego Sorgatto

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.