Audiência: Bia de Lima aponta a situação do IMAS e o chamamento de concursados como prioritárias para resolução em Goiânia

Na ocasião, Bia apresentou as pautas da Educação, mas afirmou que as questões da categoria estão sendo tratadas diretamente com o prefeito Sandro Mabel (UB) e, por isso, destacaria a urgência de resolução do funcionamento do IMAS, bem como o chamamento dos concursados, como questões prioritárias para a administração do município.

A deputada estadual Bia de Lima (PT), que também preside o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), participou nesta quarta-feira, 27, de audiência pública, na Câmara Municipal de Goiânia, com a presença de secretários do Executivo Municipal, para discutir a situação dos trabalhadores da rede municipal.

Na ocasião, Bia apresentou as pautas da Educação, mas afirmou que as questões da categoria estão sendo tratadas diretamente com o prefeito Sandro Mabel (UB) e, por isso, destacaria a urgência de resolução do funcionamento do IMAS, bem como o chamamento dos concursados, como questões prioritárias para a administração do município.

“Esta audiência é inédita pela presença dos secretários, uma iniciativa importante para que eles ouçam as pautas e demandas dos servidores. Mas a questão do Imas é muito séria. A Comurg tem um débito de R$ 23 milhões com o instituto e sanar este problema seria um meio de reduzir as dificuldades que nem estão na alçada do presidente do nosso plano de saúde. Ele fica com o pires na mão procurando como garantir os prestadores, mas quem paga a conta somos nós, que ficamos sem atendimento”, afirmou a deputada.

A parlamentar destacou ainda a importância dos recursos serem direcionados de forma direta para o Imas. “É urgente a demanda que precisamos construir com o instituto, sabermos como a prefeitura pretende ao menos amenizar essa dívida, para que possamos colocar o Imas em outro patamar, condizente em todas as categorias. Gostaríamos que aquilo que é descontado da conta dos servidores, caísse direto na conta do Imas e não fizesse curva, porque quando cai na conta da prefeitura demora no repasse e não honra os compromissos”, ressaltou ela.

Ainda de acordo com Bia de Lima, as outras duas questões urgentes são o plano de carreira dos administrativos, bem como o chamamento dos concursados. “Só assim teremos soluções para as pautas da categoria da Educação de forma geral”, pontuou.

Para concluir, Bia elogiou a iniciativa da audiência “Bacana o momento para construção de perspectivas de avanço. Não se pode imputar os prejuízos da prefeitura de Goiânia aos servidores e nem se pode sobrecarregá-los”, finalizou.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.