Aposentados: Bia de Lima reforça extinção de cobrança abusiva

Manifestação de servidores públicos aposentados exigiu a extinção da cobrança de 14,25% nos proventos dos mesmos

A deputada estadual Bia de Lima (PT), que também preside o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), participou na manhã desta quinta-feira, 5, de uma manifestação de servidores públicos aposentados, para exigir a extinção da cobrança de 14,25% nos proventos dos mesmos.

A atividade foi proposta pelo sindicato e teve a presença de mais de 500 trabalhadores da educação estadual, que se reuniram no Palácio das Esmeraldas, residência oficial do governador Ronaldo Caiado, em Goiânia, para expor a indignação com a cobrança absurda dos valores.

“Fizemos um encontro com mais de 500 pessoas, para dizer ao governador que pare de descontar os 14,25% dos aposentados que recebem os seus proventos abaixo do teto do INSS. Essa é uma luta muito importante e esperamos que o governo possa pôr fim a esse sofrimento. Os servidores aposentados já contribuíram uma vida inteira e, desde 2020, estão pagando novamente, um dinheiro muito importante que serviria para comer melhor, pagar remédios ou mesmo usufruir da aposentadoria para uma viagem, mas não sobra dinheiro para nada. Mudar as regras no final do jogo é algo que não existe, é um absurdo! Lutamos incansavelmente para que esse sofrimento tenha fim”, afirma Bia de Lima.

“Esse é um apelo de todos os aposentados, de todas as categorias. A questão é urgente e precisa ser revolvida rapidamente, pois a consequência disso é o sofrimento das pessoas. Os aposentados não suportam mais essa taxação que é abusiva”, completa a deputada.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.