Aposentados: Bia cobra recursos da venda da CelgPar para acabar com desconto de 14,25%

A deputada estadual Bia de Lima (PT) se posicionou contrária ao projeto do Governo que promove a privatização da Companhia Celg Participações (CelgPar). Segundo ela, a medida concede mais um patrimônio do povo goiano à iniciativa privada, assim como aconteceu em governos anteriores, no entanto, sem benefícios reais para a população de Goiás.

O projeto foi aprovado em definitivo nesta quinta-feira, 21, no Plenário da Alego.

“Argumentam que o dinheiro da venda da CelgPar vai para o fundo de previdência, para ajudar os aposentados, mas desde que eu me tornei deputada e, até muito antes disso, eu luto para que o governo Caiado reveja a taxação que é de 14.25%, um valor absurdo. Já ouvimos essas promessas antes, porém, na prática, não há mudança e o povo goiano está só perdendo”, afirmou Bia de Lima.

Bia de Lima criticou ainda a impossibilidade de emendar a proposta do governo, no sentido de garantir, na letra da lei, o investimento do dinheiro da venda da CelgPar na GoiásPrev. E, na perspectiva de pôr fim à angústia dos servidores públicos aposentados, Bia de Lima ressaltou que não é a favor da venda de estatais, mas se posiciona de forma que o Governo Estadual procure direcionar os recursos para acabar com o sofrimento da categoria, com o abatimento da contribuição de aposentados/as.

“Infelizmente, não é possível emendar a proposta para garantir a chegada deste investimento na GoiasPrev. Não somos a favor da venda de patrimônio público, mas apoiamos as iniciativas que possam garantir os direitos dos aposentados e aposentadas do nosso estado e o fim do desconto de 14,25% nos benefícios”, concluiu ela.

A parlamentar cobrou da base governista a garantia da aplicação dos recursos, conforme defendido no plenário. “Estou aqui para cobrar efetivamente da base do Governo Estadual, o compromisso efetivo para que os recursos possam significar condições reais para acabar com o sofrimento dos aposentados, que têm descontado mensalmente 800, 900 reais, que poderiam ser usados para comprarem remédios, se alimentarem melhor”, ressaltou a deputada.

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.