14.25%: Bia de Lima cobra medidas efetivas para o fim da taxação dos aposentados em Goiás

“A taxação dos aposentados foi adotada no governo Caiado logo após a reforma previdenciária. Agora, apontam uma economia de R$ 8 bilhões, que foi feita com estratégias que apenas prejudicaram os servidores, como o pagamento de gratificações que não são incorporados no salário e, portanto, não são pagas após a aposentadoria, bem como, a demora no processo de aposentadoria dos trabalhadores, que, atualmente, tem sido de aproximadamente dois anos”, afirmou Bia de Lima.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) cobrou mais uma vez medidas efetivas pelo fim da taxação dos aposentados de Goiás, em 14.25%, nos vencimentos. Os questionamentos foram direcionados ao secretário estadual da Economia, Francisco Sérvulo, durante audiência promovida pela Comisssão de Tributação, Finanças e Orçamento da Assembleia Legislativa de Goiás, nesta quarta-feira, 21.

Na ocasião, a parlamentar reforçou que as economias do estado de Goiás durante o governo de Ronaldo Caiado foram conquistas por meio do sacrifício dos aposentados. “A taxação dos aposentados foi adotada no governo Caiado logo após a reforma previdenciária. Agora, apontam uma economia de R$ 8 bilhões, que foi feita com estratégias que apenas prejudicaram os servidores, como o pagamento de gratificações que não são incorporados no salário e, portanto, não são pagas após a aposentadoria, bem como, a demora no processo de aposentadoria dos trabalhadores, que, atualmente, tem sido de aproximadamente dois anos”, afirmou Bia de Lima.

Em sua fala, a deputada questionou o que será feito para a resolução do problema, já que o Poder Executivo aponta melhorias orçamentárias. “Há muito venho reivindicando o fim dessa taxação. Então, tendo em vista a saída de Goiás do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e a entrada no Propag, gostaria de saber as medidas efetivas que da Economia de Goiás para atender esse ponto que tem sido tão nevrálgico para os aposentados de Goiás?”, indagou.

Ao comentar a situação das aposentadorias, o líder do governo Thalles Barreto (UB) afirmou que foi criado um grupo de trabalho para diagnóstico geral para a demora nos processos. Segundo ele, um dos gargalos era a falta de digitalização.

O secretário Sérvulo Nogueira insistiu em culpabilizar a Educação que tem uma folha enorme, ignorando o número de trabalhadores da categoria e a necessidade dos mesmos para o desenvolvimento do Estado de Goiás, defendendo o crescimento da economia do Estado às custas  de um sacrifício dos aposentados.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.