Educação: Bia de Lima discute valorização da carreira em reunião da CNTE

Bia de Lima falou sobre o trabalho que os servidores da Educação terão ao discutir com o Congresso Nacional a valorização da carreira.

A deputada Bia de Lima (PT), que também preside o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), participou nesta quinta-feira, 1, da reunião do Conselho Nacional de Entidades (CNE) da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), em Brasília.

Após análise das conjunturas nacional, estaduais, municipais e distrital das redes de educação pública, foram discutidos o cenário de atualização do Piso Salarial do Magistério com base nas receitas do Fundeb, e apontamentos sobre as lutas, conquistas e os desafios ainda enfrentados pelos trabalhadores em educação.

Bia de Lima falou sobre o trabalho que os servidores da Educação terão ao discutir com o Congresso Nacional a valorização da carreira.

“Sempre que buscamos o Piso Salarial, esbarramos na Lei de Responsabilidade Fiscal. Precisamos tirar essa trava, porque atrapalha os sindicatos da base nas negociações municipais com os prefeitos, é necessário sair do limite prudencial. Como a Lei do Piso não tem punição e a de responsabilidade fiscal tem, os prefeitos preferem descumprir a nossa lei em razão dos impedimentos impostos pela outra”, afirmou.

A parlamentar ainda ressaltou a luta à frente do Sintego, entidade que defende os profissionais da Educação. “Depois de 17 anos, nós finalmente conseguimos um plano de carreira para os administrativos da Educação de Goiás e agora faremos a revisão do plano dos professores que foi destruído pelo governo. É muita luta, mas estamos sempre prontos para ela”, concluiu Bia de Lima.  

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.