Meio ambiente: deputada Bia apresenta projeto para incentivo à energia fotovoltaica em Goiás

A deputada Bia de Lima (PT) apresentou nesta terça-feira, 15, um projeto de lei que cria programas de incentivo financeiro e fiscal de acesso à rede elétrica, simplifica os procedimentos de licenciamento para a instalação de sistema de energia solar fotovoltaica em residências, comércios e indústrias.

A proposta também estabelece regras e incentivos para o compartilhamento de energia solar entre consumidores e determina a obrigatoriedade da instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica em prédios públicos, visando a redução de despesas com energia elétrica.

De acordo com a deputada, o estado de Goiás apresenta uma vocação geográfica favorável para a utilização da energia fotovoltaica, já que tem condições climáticas propícias para a geração de energia solar.

“Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apontam que Goiás possui uma alta incidência de radiação solar ao longo do ano, o que indica um grande potencial para a captação da energia solar fotovoltaica. Além disso, o estado também possui uma extensa área territorial e uma topografia variada, que contribuem para a diversidade de locais adequados para a instalação dos sistemas”, afirma ela.

“É importante ressaltar que a demanda por energia elétrica é cresceste. O aumento populacional e o desenvolvimento econômico resultam em uma maior necessidade de eletricidade, e a energia fotovoltaica pode desempenhar um papel importante na diversificação da matriz energética e na redução da dependência de fontes não renováveis”, destaca a parlamentar.

Acessa o link https://opine.al.go.leg.br/, faça o cadastro e vote SIM no nosso projeto.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.