Energia, urbanização e educação são pautados em requerimentos da deputada Bia de Lima

A deputada Bia de Lima apresentou três requerimentos à presidência da Assembleia Legislativa de Goiás durante sessão desta quarta-feira, 17. O primeiro deles solicita a instalação de energia elétrica no Setor São José, no município de Serranópolis, no sudoeste goiano, serviço essencial para os cidadãos, à medida em que constitui recurso vital para o cotidiano e para a garantia dos direitos sociais, de forma a proporcionar condições de vida dignas e igualitárias para todos os indivíduos.

O segundo requer o envio de expediente ao Prefeito Rogério da Cruz e ao Presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo do Estado de Goiás (CMTC), senhor Tarcísio Abreu, solicitando alterações nas linhas de ônibus 739, 200, 259, 222, 249 e 334; todos da Região Leste, integrada pelos bairros Água Branca, Aruanã, Jardim Brasil, Park Lozandes, Riviera e Sonho Verde.

E o terceiro requerimento solicita envio de expediente ao Governador Ronaldo Caiado para informações sobre a elaboração do Plano Diretor para o Desenvolvimento do Ensino Superior Público do Estado de Goiás, cuja conclusão está prevista para o primeiro semestre deste ano.

O Plano de Desenvolvimento do Ensino Superior foi lançado em agosto do ano passado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação. Em outubro/2022, portanto, dois meses após o lançamento, foi publicado edital para a contratação de cinco consultores para compor a equipe responsável pela elaboração do Plano Diretor, com contrato de 50 dias e, passados quatro meses, não há mais informações sobre os contratados e nenhuma informação sobre o andamento do projeto.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.