Projeto da deputada Bia de Lima institui Selo Empresa Amiga da Mulher

Projeto de Resolução apresentado pela deputada Bia de Lima (PT), nesta terça-feira, 9, institui o Selo Social Empresa Amiga da Mulher. De acordo com a parlamentar, o objetivo da proposta é conhecer e divulgar práticas inovadoras relacionadas às políticas públicas para mulheres desenvolvidas por empresas púbicas e privadas, no âmbito do Estado de Goiás.

Conforme o projeto, o Selo será concedido às empresas de direito público e privado que possuam práticas e desenvolvam programas que assegurem os direitos humanos das mulheres e promovam a equidade de gênero no ambiente de trabalho. A proposta destaca os estabelecimentos que incentivem a contratação e valorização da mulher no mercado de trabalho e os que contribuam com a redução de desigualdades.

“Para que a empresa receba esse selo, ela deverá firmar uma carta-compromisso fornecida pela Procuradoria da Mulher da Alego, em que estão estabelecidas diretrizes a serem seguidas pelos estabelecimentos na defesa dos direitos humanos da mulher”, afirma Bia de Lima.

“A realidade que enfrentamos no Brasil nos leva à reflexão sobre a igualdade entre homens e mulheres. Apesar de sermos iguais perante à lei, ainda temos um longo caminho a percorrer como sociedade. Mesmo em 2023, se faz necessário políticas de incentivo para equidade de gênero e não mediremos esforços para que isso seja implementado e difundido em Goiás e em todo o país”, completa a deputada.

Ainda de acordo com Bia de Lima, o Projeto de Resolução prevê a garantia e promoção da igualdade de gênero que dever ser operada como guia para a elaboração de políticas públicas e norte para a elaboração de projetos, unindo esforços dos mais diversos setores da sociedade.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.