Deputada Bia de Lima reforça luta pelo plano de carreira dos administrativos da UEG com apresentação de emenda

A deputada destaca que os servidores administrativos da UEG têm papel fundamental no funcionamento da universidade e no cumprimento de sua missão acadêmica e social, mas ainda não contam com uma política de carreira específica.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou emenda modificativa ao Orçamento Estadual com o objetivo de assegurar recursos para a criação de uma nova ação orçamentária destinada à implantação do plano de carreira dos servidores administrativos da Universidade Estadual de Goiás (UEG). A proposta reforça o compromisso da parlamentar com a valorização do serviço público e com o fortalecimento do ensino superior estadual.

A emenda destina R$ 750.849,89 para a estruturação do plano de carreira, o valor representa apenas 7% do orçamento originalmente previsto para essa área, garantindo que as iniciativas de comunicação institucional do governo continuem sem prejuízos

Segundo Bia de Lima, a medida é essencial para garantir o tratamento adequado das demandas funcionais, a valorização profissional e o fortalecimento da gestão universitária. A deputada destaca que os servidores administrativos da UEG têm papel fundamental no funcionamento da universidade e no cumprimento de sua missão acadêmica e social, mas ainda não contam com uma política de carreira específica.

A proposta apresentada preserva o equilíbrio orçamentário e direciona recursos para uma demanda histórica da comunidade universitária. Para a parlamentar, investir na valorização do quadro administrativo da UEG significa qualificar o atendimento à comunidade acadêmica, melhorar a estrutura de gestão e fortalecer o ensino superior público em Goiás.

“A criação desse plano de carreira é um passo importante para garantir motivação, estabilidade e reconhecimento aos servidores administrativos, que sustentam o funcionamento da universidade. É uma medida que prioriza o interesse público e a eficiência administrativa”, defendeu Bia de Lima.

Com a emenda, a deputada reafirma seu compromisso com a educação e com a construção de políticas que assegurem melhores condições de trabalho e desenvolvimento institucional para a UEG.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.