Bia de Lima defende isenção total de taxações para aposentados em Goiás

A deputada questionou a postura da Governadoria de manter descontos que considera abusivos. Segundo ela, os aposentados não irão se aposentar novamente, e, portanto, não deveriam contribuir como se estivessem na ativa. “A isenção deve ser total e que se faça justiça com quem dedicou a vida ao serviço público”, declarou.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) voltou a cobrar o Governo de Goiás sobre as promessas feitas aos aposentados do serviço público quanto a suspensão da cobrança previdenciária de 14,25%. A parlamentar defende a isenção total dos tributos ao grupo.

Ao usar a tribuna nesta quinta-feira (4), a deputada afirmou que por duas vezes a gestão estadual prometeu isentar aposentados que ganham até R$ 5 mil, no entanto, até hoje o projeto não foi enviado.

Bia de Lima comparou a situação de Goiás com a política adotada pelo Governo Federal, destacando que o presidente Lula isentou trabalhadores que ganham até R$ 5 mil do imposto de renda retido na fonte. Ela argumentou a conquista judicial sobre a devolução de valores descontados indevidamente de aposentados desde 2019, devolução que, de acordo com ela, já soma quase R$ 6 bilhões.

A deputada questionou a postura da Governadoria de manter descontos que considera abusivos. Segundo ela, os aposentados não irão se aposentar novamente, e, portanto, não deveriam contribuir como se estivessem na ativa. “A isenção deve ser total e que se faça justiça com quem dedicou a vida ao serviço público”, declarou.

Por fim, Bia de Lima criticou o volume de gastos do Governo com propaganda, afirmando que o discurso publicitário não corresponde à realidade enfrentada pela população e pelos servidores. Ela encerrou sua fala reforçando que a prioridade deve ser o cumprimento das promessas e o respeito aos aposentados do Estado.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.