Aposentadoria: Bia de Lima cobra da GoiasPrev maior agilidade na concessão do benefício e o fim da taxação dos 14.25%

Bia de Lima reforçou o pedido para a suspensão da taxação dos aposentados, que completa seis anos. De acordo com ela, a cobrança causa sofrimento nos servidores inativos de Goiás.

Em audiência na GoiásPrev, nessa segunda-feira, 31, a deputada estadual Bia de Lima (PT), que também preside o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), cobrou do presidente da entidade, Gilvan Cândido, a celeridade dos processos de aposentadoria, bem como o fim da taxação dos 14,25% para todos os aposentados que recebem até o teto do INSS.

“Estamos lutando bravamente para que a tramitação dos processos de solicitação de aposentadoria seja mais rápida, mais céleres e possam avançar. Atualmente, eles levam quase dois anos para tramitarem e precisamos superar essa morosidade. Essa dificuldade parece ser intencional, para que o servidor trabalhe mais do que a lei determina. Queremos garantir maior agilidade”, disse a deputada.

No segundo ponto de pauta debatido, Bia de Lima reforçou o pedido para a suspensão da taxação dos aposentados, que completa seis anos. De acordo com ela, a cobrança causa sofrimento nos servidores inativos de Goiás.

“Também tratamos do fim dos 14.25%. Os aposentados não aguentam mais, o governo não garante aquilo que é de direito dos servidores, já que não recebem os reajustes devidos, ao passo que promove um verdadeiro confisco no contracheque das pessoas. Não descansarei enquanto não avançarmos nessa pauta que tem causado tanto sofrimento nos servidores aposentados do nosso estado”, concluiu a parlamentar.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.