Aposentadoria: Bia de Lima cobra da GoiasPrev maior agilidade na concessão do benefício e o fim da taxação dos 14.25%

Bia de Lima reforçou o pedido para a suspensão da taxação dos aposentados, que completa seis anos. De acordo com ela, a cobrança causa sofrimento nos servidores inativos de Goiás.

Em audiência na GoiásPrev, nessa segunda-feira, 31, a deputada estadual Bia de Lima (PT), que também preside o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), cobrou do presidente da entidade, Gilvan Cândido, a celeridade dos processos de aposentadoria, bem como o fim da taxação dos 14,25% para todos os aposentados que recebem até o teto do INSS.

“Estamos lutando bravamente para que a tramitação dos processos de solicitação de aposentadoria seja mais rápida, mais céleres e possam avançar. Atualmente, eles levam quase dois anos para tramitarem e precisamos superar essa morosidade. Essa dificuldade parece ser intencional, para que o servidor trabalhe mais do que a lei determina. Queremos garantir maior agilidade”, disse a deputada.

No segundo ponto de pauta debatido, Bia de Lima reforçou o pedido para a suspensão da taxação dos aposentados, que completa seis anos. De acordo com ela, a cobrança causa sofrimento nos servidores inativos de Goiás.

“Também tratamos do fim dos 14.25%. Os aposentados não aguentam mais, o governo não garante aquilo que é de direito dos servidores, já que não recebem os reajustes devidos, ao passo que promove um verdadeiro confisco no contracheque das pessoas. Não descansarei enquanto não avançarmos nessa pauta que tem causado tanto sofrimento nos servidores aposentados do nosso estado”, concluiu a parlamentar.

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.