UEG: deputada Bia de Lima cobra plano de carreira para servidores técnicos da instituição

A UEG é a única universidade do Brasil que não possui plano de carreira para os técnicos administrativos. Uma Assembleia Geral Extraordinária está marcada para 3 de abril de 2025 para definir os próximos passos do movimento.

Atuando em diversas frentes em favor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), a deputada estadual Bia de Lima (PT) reivindica que o Governo de Goiás encaminhe o plano de carreira dos servidores técnicos da instituição, para que seja votado e aprovado pela Assembleia Legislativa de Goiás.

De acordo com a parlamentar, o plano de carreira dos técnicos é fundamental para a valorização dos profissionais.

“Estamos trabalhando em duas frentes principais em favor da UEG. A primeira, enviando emendas parlamentares para diversos campus, o que colabora essencialmente com a estruturação e fortalecimento da instituição em todo o estado. Segunda é na reivindicação do Governo para que envie o plano de carreira dos técnicos da instituição, para que seja apreciado na Alego. Isso significa o reconhecimento do trabalho desses profissionais e uma maior valorização de algo que é esperado há tempos”, afirmou a deputada.

Na segunda-feira, 31, os técnicos administrativos da UEG realizaram uma paralisação geral em todos os câmpus e unidades da universidade. A categoria protesta contra a posição da Secretaria de Estado da Administração (Sead), que informou não haver reserva orçamentária para avanços no plano de carreira devido ao limite prudencial das projeções financeiras do estado para 2026 e 2027. Os técnicos argumentam que a falta de impacto financeiro inviabiliza melhorias na carreira, indo contra avanços já conquistados por outras categorias.

A UEG é a única universidade do Brasil que não possui plano de carreira para os técnicos administrativos. Uma Assembleia Geral Extraordinária está marcada para 3 de abril de 2025 para definir os próximos passos do movimento.

Apoio à UEG
No ano passado, o mandato da deputada Bia de Lima destinou R$ 300 mil em emendas parlamentares para investimento nos câmpus da Universidade Estadual de Goiás de Campos Belos, Cidade de Goiás, Formosa, Goiânia, Posse, Quirinópolis e Uruaçu.

Já neste ano, serão R$ 900 mil para 14 unidades. Veja a Lista:

  • UEG Aparecida de Goiânia ……….. R$ 100.000,00
  • UEG Goiânia (Laranjeiras) ………… R$ 100.000,00
  • UEG Posse ………………………………… R$ 100.000,00
  • UEG Quirinópolis ……………………… R$ 100.000,00
  • UEG Caldas Novas …………………..   R$   50.000,00
  • UEG Cidade de Goiá ………………… R$  50.000,00
  • UEG Goianésia ………………………… R$  50.000,00
  • UEG Inhumas …………………………… R$  50.000,00
  • UEG Iporá ………………………………… R$  50.000,00
  • UEG Itapuranga ………………………… R$  50.000,00
  • UEG Jataí …………………………………  R$  50.000,00
  • UEG Palmeiras de Goiás ……………. R$  50.000,00
  • UEG Pires do Rio ………………………. R$  50.000,00
  • UEG Uruaçu ……………………………..  R$  50.000,00

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.