Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (11/9), a deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou projeto de lei que cria o programa estadual de fomento ao pequeno exportador – Profex, que tem como objetivo ampliar a participação de micro e pequenas empresas goianas no comércio internacional, com ênfase na diversificação de mercados.
De acordo com a parlamentar, a economia goiana é pujante e diversificada, mas os pequenos negócios ainda enfrentam barreiras para acessar o comércio internacional.
“A dependência histórica do mercado norte-americano expõe os empreendedores a oscilações econômicas e políticas externas, evidenciada pela atual guerra comercial, que resultou na tarifação de produtos brasileiros, prejudicando as exportações Dessa forma, o programa se faz fundamental para os nossos pequenos empresários”, afirmou Bia.
O Programa Estadual de Fomento ao Pequeno Exportador – PROFEX visa oferecer suporte técnico, financeiro e estratégico aos pequenos exportadores, diversificando destinos comerciais e fortalecendo a economia local. A abertura de mercados alternativos aumenta a competitividade goiana, garante maior estabilidade para os negócios, gera emprego e renda, e promove a internacionalização sustentável dos produtos do Estado.