Projeto da Deputada Bia de Lima que trata sobre acolhimento personalizado a estudantes em vulnerabilidade se torna lei em Goiás

“A existência de um ambiente escolar acolhedor e de apoio psicopedagógico pode reduzir significativamente as taxas de evasão escolar”, explica. “Alunos que enfrentam desafios emocionais e sociais são mais propensos a abandonar os estudos, o que impacta negativamente seu futuro e a economia do Estado”, completa ela.

O projeto apresentado pela deputada estadual Bia de Lima (PT) que trata sobre a oferta de suporte integral e personalizado, por meio da Política Estadual de Apoio Psicossocial e Psicopedagógico para Alunos em Situação de Vulnerabilidade Social, foi oficializada como Lei nº 24.096, no último dia 13 de fevereiro.

A iniciativa visa contemplar, especialmente, os estudantes que enfrentam desafios emocionais, sociais e educacionais. Segundo a legislação, a implementação do programa não apenas se alinha com a questão da responsabilidade social, mas também apresenta benefícios econômicos tangíveis para o Estado.

“A existência de um ambiente escolar acolhedor e de apoio psicopedagógico pode reduzir significativamente as taxas de evasão escolar”, explica. “Alunos que enfrentam desafios emocionais e sociais são mais propensos a abandonar os estudos, o que impacta negativamente seu futuro e a economia do Estado”, completa ela.

A nova lei determina diretrizes específicas para alcançar a sua finalidade. Entre elas, está o estímulo à identificação precoce, mediante avaliações psicopedagógicas e socioemocionais, de estudantes em situação de vulnerabilidade; à disponibilização de profissionais especializados para oferecer o devido acompanhamento individual; e à orientação e apoio aos pais ou responsáveis. Incentivar a realização de atividades psicopedagógicas e socioemocionais, para promover o desenvolvimento de habilidades interpessoais, emocionais e cognitivas dos jovens e o acompanhamento do rendimento dos alunos em situação de vulnerabilidade são outros exemplos. 

A norma será regulamentada pelo Executivo Estadual, que estabelecerá também a forma de monitoramento e avaliação da política pública. Eventuais despesas relacionadas serão custeadas por dotações orçamentárias próprias. 

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.